Cultura & Lazer Titulo
Feira livre de tipos
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
29/09/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Uma salada de gente entra em cena para discutir a variedade sexual humana em Decameron, comédia que será exibida sexta, sábado e domingo no Teatro Municipal de Santo André.

Adaptado do romance Decamerão do escritor italiano Giovanni Boccaccio (1313-1375) por Elísio Lopes Júnior, o texto traz um olhar brasileiro à história do clássico, que é composto de 100 contos narrados entre dez personagens que discutem a moral e o comportamento humano através de olhar crítico e humorado a respeito da sexualidade e da religiosidade.

O cotidiano de comerciantes e suas fogosas mulheres que utilizam truques para suas conquistas, mas tentam, acima de tudo preservar a imagem familiar são explorados na montagem.

"São 100 histórias, mas criamos a 101ª em Decameron, com um toque de brasilidade", conta Jô Santana, idealizador da montagem, que em suas apresentações pelo Brasil já contou com artistas como Maria Paula e Fabiana Karla. Sobem ao palco da região George Sauma, o Tatalo de Toma Lá da Cá e a andreense Camila Rodrigues.

Os casais, que aparentemente vivem em tempo e espaços antigos, mas que dizem coisas que são facilmente assimiladas pela modernidade, têm o cotidiano movimentado por trapaças, infidelidade, casos de paixão louca e promessas de milagres sexuais.

O cenário interligado, composto por módulos e frutas, remete a uma feira livre, onde todos se esbarram e nunca saem de cena. "Eu costumo chamá-la de uma galhofa. A peça comunica-se com a plateia, é uma festa, recebemos todos na porta."

Composições musicais do baiano Zéu Britto, feitas exclusivamente para ilustrar as peripécias sexuais vividas pelos personagens em cena, são tocadas e interpretadas ao vivo. "O xaxado e o baião dão um toque mais quente ao espetáculo", completa Santana.

O texto de quase sete séculos, para Santana, ainda hoje é atual, porque fala da alma humana. "Falamos de assuntos genuínos dos homens, amor, prazer. E o melhor, sem nenhum palavrão, o humor não recai para a baixaria, ele acontece através das situações."

Decameron - Teatro. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. 6ª e sáb., às 21h e dom., às 18h. Ingr.: R$ 50 (antecipado) e R$ 60.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;