Cultura & Lazer Titulo
Sistema nosso de cada dia
Gabriela Germano
Da TV Press
02/11/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


Em uma época em que as pessoas são vigiadas por câmeras em todos os prédios, barradas em portas rotatórias de bancos ou alvejadas por ligações de empresas oferecendo cartões de crédito, a Globo aposta em O Sistema, uma história em seis episódios que mistura gêneros como comédia, mistério e aventura e estréia hoje, às 23h.

Ela apresenta um grupo de vítimas se rebelando contra o mundo moderno. Tudo começa quando os jovens Trash, de Lúcia Bronstein, Paca, vivida por Maíra Dvorek, e Professor Avenarius, de Gregório Duvivier – todos estreantes na TV – decidem se manifestar contra o sistema que os oprime.

Na série, também há atores que sempre dão o que falar, como Selton Mello e Ney Latorraca. O roteiro é de Alexandre Machado e Fernanda Young, que investiu na idéia porque também se considera uma vítima dessa realidade moderna.

“O meu cartão já ficou preso em máquinas e me sinto vigiada. O homem hoje vive essa paranóia de sentir-se punido a todo momento”, resume a autora.

REFÉM

Na nova série, comandada por José Lavigne, diretor de Casseta e Planeta, Urgente!, Selton Mello é o fonoaudiólogo Matias. Ele fica no meio do fogo cruzado ao ser raptado pelos sabotadores do sistema.

Como também já teve conta de luz cortada e tem dificuldades para fazer ligações de seu celular, não hesita em aderir ao grupo. Do outro lado da corrente estão os vilões Katedref, de Ney Latorraca, que preside a multinacional Sachen Lächerlich no Brasil e sua secretária Valquíria, personagem de Zezé Polessa.

O ator, que estava distante da TV desde Bang Bang, não esconde a empolgação com o projeto e faz suspense em relação ao papel que vai representar.

“Posso escolher as coisas que faço na Globo e adorei essa proposta. Mas prefiro não comentar as maldades do Katedref porque preciso preservar a minha imagem”, ironiza.

Mas o poderoso chefão não terá vida fácil. Porque as vítimas do sistema ganham cada vez mais aliados e vasculham toda a vida de Katedref. Chegam a desconfiar, inclusive, que ele guarda grandes segredos ligados a fatos históricos mundiais. O homem ter pisado na Lua, por exemplo, pode não passar de uma grande farsa.

Para reproduzir esse tipo de acontecimento, a equipe de cenografia e efeitos visuais investiu, entre outras parafernálias, na construção de módulos lunares, em um anão astronauta e discos voadores.

“É uma superprodução de seis capítulos. Os efeitos especiais são grandiosos”, antecipa o diretor José Lavigne.

Outra aposta de O Sistema é investir na improvisação do texto. Um terço das cenas escritas se resume a uma orientação dos autores.

Direção e atores têm a liberdade para criar falas. Ao lado de Greta, chefe de um call center vivida por Betty Gofmann, a atendente de telemarketing Regina, de Graziela Moretto, é uma das personagens que têm destaque fundamental na trama.

“O interessante desse programa é que o personagem não vem pronto. A Fernanda e o Alexandre dão o trampolim e a gente pula na piscina”, compara.

Para Selton Mello, que desde Os Aspones diz ter mais liberdade para participar da criação de seu personagem e do projeto como um todo, a escalação do elenco – que apostou em desconhecidos – é um dos pontos fortes de O Sistema.

“Nesse tipo de produção a gente tem a chance de se deparar com um elenco menos óbvio do que o das novelas”, opina o ator.

O programa, no entanto, também investe em uma veterana que anda sumida e voltou a aparecer quando protagonizou um vídeo na internet, O Tapa na Pantera, em que a personagem assumia fumar maconha. Ela é Maria Alice Vergueiro. “Estou impressionada com os cuidados com a produção desta série. Para mim tudo parece novidade”, diz a atriz, que estava distante da TV há 20 anos, desde que fez Sassaricando.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;