Internacional Titulo
Putin rechaça soberania japonesa das ilhas Kurilas
Do Diário do Grande ABC
04/09/2000 | 10:46
Compartilhar notícia


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, rechaçou nesta segunda-feira uma petiçao japonesa de soberania das ilhas Kurilas do Sul, assinalaram fontes oficiais, o que adiou mais uma vez a assinatura de um acordo de paz entre os dois países.

Como estava previsto, a disputa territorial envolvendo as Kurilas, anexadas pelos soviéticos nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, dominou a pauta do primeiro encontro entre Putin e o primeiro-ministro japonês, Yoshiro Mori.

Mori propôs que as fronteiras japonesas fossem ampliadas, para que compreendessem as ilhas, conhecidas como Kurilas do Sul na Rússia e Territórios do Norte no Japao, contaram as fontes.

``É uma idéia valiosa e bem estudada, mas nao corresponde exatamente à idéia russa', disse Putin a Mori, segundo os funcionários japoneses presentes na reuniao dos dois líderes.

Os dirigentes concordaram em continuar as negociaçoes com base nos acordos existentes. Diante da falta de um compromisso, a oportunidade de assinar um acordo de paz antes do fim do ano, como queriam fazê-lo os dirigentes de ambos os países há três anos, nao será aproveitada nesta ocasiao. Tóquio continua condicionando a assinatura à retrocessao das Kurilas.

Esta disputa, que envolve um território de aproximadamente 5 mil Km , impede a assinatura de um tratado de paz desde 1945, mesmo depois que os dois países puseram um fim no estado de guerra e restabeleceram suas relaçoes diplomáticas, em 1956.

As ilhas de Kunashiri, Etorofu, Shikotan e Habomai contam atualmente com uma populaçao de 16 mil habitantes russos. Os japoneses foram expulsos dali, segundo as estatísticas. Estas ilhas, cedidas pela Rússia ao Japao em 1875, sao boas para a pesca e possuem uma posiçao estratégica importante, principalmente para a Rússia, pois permite ao país acesso ao Oceano Pacífico.

O tema das Kurilas continua sendo um assunto delicado no Japao. Nas ruas de Tóquio, grupos de militantes de ultradireita exigiram, em alto-falantes, sua devoluçao, enquanto a polícia bloqueava o acesso a prédios públicos.

Putin e Mori destacaram que houve avanços desde o fim da Guerra Fria, com visitas de japoneses às ilhas e dos insulanos ao Japao, além da abertura de áreas de pesca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;