Cultura & Lazer Titulo
Natal ao som de 80 flautas
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
24/12/2005 | 09:48
Compartilhar notícia


No começo, eram oito. Agora, são 80. São os integrantes do Conjunto de Flauta Doce de Mauá, grupo criado e comandado pelo maestro João Aletto Filho. Neste sábado, a partir das 21h, uma performance deles pode ser vista no programa Viola, Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso na TV Cultura, em edição especial por conta do Natal. Neste domingo, às 9h, vai ao ar a reprise. O repertório mostrado pelo conjunto é de temas natalinos, é claro. A gravação foi dia 16 de novembro. Também às 21h de sábado, eles aparecem no Canal Rural (via parabólica).

O grupo é composto sobretudo por crianças e adolescentes do Jardim Zaíra, região periférica e carente de Mauá. Os ensaios ocorrem na Paróquia São Paulo Apóstolo. “São pessoas que não tinham oportunidade na área musical, gente de um bairro sofrido e que não tem condição sequer de ir para o centro da cidade para estudar música. Então, o mais fácil é eu ir até eles”, diz o maestro.

Mas há ainda mais integrantes que ensaiam em dois outros locais da cidade, a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias e o colégio particular Leonardo Da Vinci. Os adultos também marcam presença na formação. “Há integrantes que têm cinco anos e outros com mais de 50”, afirma Aletto.

Fundador da Orquestra de Violeiros de Mauá em 1990, Aletto, 49 anos, deixou o grupo em abril de 2001. Em outubro de 2002, ele formou o Conjunto de Flauta Doce.

Aletto já foi responsável pela área de música da Secretaria de Cultura de Mauá e teve uma escola de música na cidade durante cerca de 20 anos. Hoje, no entanto, vive em função do conjunto de flauta e de outros projetos musicais desenvolvidos no município.

O maestro explica que o conjunto sobrevive graças ao apoio das duas paróquias e do colégio – não conta com auxílio do poder público. A remuneração/contribuição que Aletto recebe mensalmente é de cerca de R$ 500, e ele não dispõe de outra fonte de renda.

“Com a escola de música, eu deixei de gostar de dar aulas particulares. Preferi ensinar grupos, mesmo sem ganhar quase nada. Os frutos são muito maiores, preenchem meu lado pessoal. Não tenho pretensão de ganhar dinheiro, foi a opção que fiz. Vivo para isso, para os projetos sociais e educativos”, diz Aletto.

Para os interessados em conferir apresentações do grupo ao vivo, há opções neste fim de semana, com entrada franca: neste sábado, às 18h e às 20h, na Paróquia São Paulo Apóstolo (tel.: 4514-7394); e neste domingo, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (tel.: 4555-2134).

O conjunto também tem um CD, Louvando a Maria, de temática sacra. Um segundo disco, com temas natalinos, já está gravado e deve sair em abril do próximo ano. Novos projetos de álbuns estão na mente do maestro, como outro de temática sacra, um de música caipira e um de cantigas de roda.

Interessados em participar do Conjunto de Flauta Doce de Mauá podem entrar em contato com o próprio maestro, por meio dos telefones 4516-2603 e 9864-8003. Para integrar o grupo, é preciso ter mais de 5 anos. E Aletto adianta: “Uma flauta custa bem barato, R$ 19”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;