Economia Titulo
China proíbe importaçao de celulares da Coréia do Sul
Do Diário do Grande ABC
08/06/2000 | 12:18
Compartilhar notícia


A China proibiu a importaçao de telefones celulares da Coréia do Sul. A medida foi tomada em resposta a Seul, que elevou as tarifas de importaçao dos produtos chineses de 30 a 315%.

O aumento dos impostos, que entrou em vigor no dia 1º de Julho, pretendia frear as importaçoes que, segundo o governo da Coréia do Sul, ameaçam os produtos do setor nacional.

O Ministério do Comércio Exterior e Cooperaçao Econômica chinês emitiu um comunicado, nesta quinta-feira, onde declarou que considerou a medida adotada por Seul como discriminatória e protecionista e por isso nao poderia ser aceita pelo governo.

A primeira medida de Pequim foi ordenar o congelamento de todas as importaçoes de telefones móveis e que ainda se reserva "no direito de tomar outras medidas." O ministro de Assuntos Exteriores assinalou, nesta quinta-feira, que "espera poder solucionar o caso através de negociaçoes". Fontes sul-coreanas criticaram a medida da China que supoe "uma violaçao das normas da Organizaçao Mundial de Comércio (OMC). Por outro lado o governo chinês considera que foi Seul que violou as leis da OMC.

As importaçoes da China perante a Coréia cresceram 22.600 toneladas em 1999, muito acima das 9.900 toneladas de 1998, informaram fontes oficiais da Coréia do Sul. As mesmas fontes asseguraram que a Coréia ofereceu compensaçoes econômicas à China devido a nova tarifa de importaçao. Pequim, por sua vez, recusou a oferta e decidiu frear as importaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;