Setecidades Titulo Carnaval 2015
Pantera Negra desfila para se manter na elite

Agremiação do Jardim Stella admite apresentação simples sobre esporte, cultura e lazer

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Um desfile simples, mas com condições de manter a agremiação na elite do Carnaval de Santo André no próximo ano. Esse é o pensamento dos integrantes da Pantera Negra, do Jardim Stella. Com orçamento apertado, a escola de samba apostou na reciclagem de materiais para economizar e garantir um desfile de qualidade, marcado para o dia 14, às 21h30.

O tema escolhido pela diretoria da agremiação de 39 anos foi Esporte, Cultura e Lazer. A ideia, segundo o tesoureiro Vitor Lourenço Trigo, é destacar os Jogos Olímpicos de 2016, que serão sediados no Rio de Janeiro, ressaltar a importância dos imigrantes portugueses, italianos e japoneses para o Grande ABC e também enfatizar movimentos populares como o skate e o Hip Hop, além de lembrar os tradicionais bailes festivos.

“A gente é até humilde em assumir que vai ser um desfile simples, com a proposta de garantir a permanência da escola entre as quatro primeiras colocadas do Carnaval”, destaca Trigo. O investimento na preparação da festa será de R$ 33 mil, volume garantido pela Prefeitura às agremiações do Grupo A. “A gente conseguiu reciclar bastante coisa do ano passado”, comenta.

Os 280 componentes da escola, que defende as cores preto, branco e vermelho, estarão divididos em 10 alas e contarão com três carros alegóricos, sendo que o abre-alas retratará a Grécia antiga e o início das Olimpíadas. Neste ano, a economia também impediu a contratação de carnavalesco. Foi formada comissão de Carnaval para cuidar da festa.

A principal dificuldade, além da verba insuficiente, é a falta de estrutura para os preparativos, iniciados em junho, revela o tesoureiro. “A gente não tem barracão, por isso montamos os carros alegóricos e depois desmontamos e embalamos as partes para montar novamente na avenida. É mais trabalhoso, mas essa é a alternativa para que a chuva não estrague tudo”, diz.

Autor do samba-enredo da escola integra projeto de CD

O samba-enredo da escola de samba Pantera Negra é de autoria do compositor Joaquim Oliveira. O profissional assina ainda outros dois hits do Carnaval andreense – Tradição de Ouro, do Grupo A, e Asa Branca, do Grupo B. As canções foram reunidas em CD viabilizado pela Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André) com todos os sambas das agremiações da cidade.

O projeto contou ainda com a ajuda de outros dois parceiros – o professor André Christian Dalpicolo, conhecido como André Filosofia, e a produtora artística Claudia Cardoso. “A ideia foi resgatar trabalho iniciado em 2005 e que se perdeu com o tempo”, explica Dalpicolo.

Foram gravadas 500 cópias do material, ao custo de R$ 1.000. A proposta é que no próximo ano seja feito trabalho mais complexo, com a gravação dos samba-enredo das agremiações da cidade em estúdio. “Decidimos em cima da hora (em dezembro), então só deu tempo de reunir as gravações das músicas e produzir um CD”, revela.

As cópias foram distribuídas para as agremiações gratuitamente. “A intenção não é lucrar, mas difundir a cultura”, ressalta o professor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;