Política Titulo
Brasil enviara 60 t de suprimentos aos países destruídos por tsunami
Da Agência Brasil
14/01/2005 | 21:10
Compartilhar notícia


O governo brasileiro envia na próxima semana mais um avião com capacidade de transportar 60 toneladas de suprimentos aos países asiáticos surpreendidos por um maremoto no último dia 26 de dezembro. Empresas de navegação também transportarão alimentos e remédios aos países atingidos. As informações são do chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Jorge Armando Félix, que concedeu nesta sexta-feira entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Félix participou na última terça-feira de uma reunião promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra, na Suíça, para discutir o assunto.

Segundo o general Félix, os países participantes da reunião em Genebra informaram o tipo de ajuda que poderiam oferecer. Segundo ele, o único pedido do organismo internacional foi de que as doações financeiras dos países chegassem a pelo menos US$ 1 bilhão, o que já ocorreu. A ONU informou também que algumas minas terrestres localizadas na região foram deslocadas com as ondas gigantes. Por isso, o Brasil enviará especialistas para desarmar as minas dos países que precisarem de auxílio. Segue ainda para a Ásia mais uma equipe com cerca de 100 especialistas em saúde e engenharia.

"Além de continuar a mandar os itens que são solicitados, oferecemos serviços. Serviços médicos, serviços na área de engenharia na recuperação e reconstrução dos países. Oferecemos também a equipe de 'desminagem' porque tivemos a informação de que houve um descolamento daquelas minas e isso é uma coisa extremamente perigosa particularmente para a população civil", afirmou.

O chefe do GSI afimou que ainda espera a volta da equipe de especialistas brasileiros que visitaram os países para definir como será a ajuda brasileira a partir de agora. Ele adiantou que a idéia inicial é enviar pelo menos um avião e quatro navios com suprimentos por semana.

Até o momento, o Brasil já enviou três aviões e foi um dos primeiros a chegar aos países atingidos. Os vôos saíram nos dias 29 de dezembro, três e sete de janeiro, levando um total de 92 toneladas de medicamentos, água e alimentos. O envio de helicópteros brasileiros foi descartado neste primeiro momento, pois quantidade suficiente deles já está sobrevoando a região. Ainda aguardam transporte cerca de duas mil toneladas de doações da sociedade civil.

Para organizar as próximas doações, o Gabinete de Segurança Institucional criou um site onde empresas e sociedade civil deverão informar as doações arrecadadas. O endereço é www.presidencia.gov.br/gsi/ajuda. Sobre as atuais condições dos países atingidos pelas Tsunami, o general informou que pelas próximas sete semanas os países ainda viverão uma situação de emergência e que somente depois desse período serão iniciados os trabalhos de reconstrução das cidades atingidas pelo maremoto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;