Setecidades Titulo
Santo André altera coleta de lixo
Por Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
09/09/2001 | 17:24
Compartilhar notícia


A partir desta segunda-feira, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) altera os dias e horários da coleta de lixo em todo o município. A mudança teve como base um projeto experimental realizado pela autarquia desde julho, que indicou o aumento de participação popular na coleta seletiva depois que o recolhimento do lixo orgânico passou a ocorrer em dias alternados. Isso quase duplicou o volume médio de material reciclável recebido, que vai para a usina instalada no Aterro Sanitário Municipal.

Segundo a assessoria de imprensa do Semasa, antes de julho a média de volume de material reciclável (ou resíduo seco) recolhido no município não passava de 500 toneladas por mês. Até então, a coleta seletiva acontecia nos mesmos dias e horários em que era feita a retirada do lixo orgânico, também chamado de resíduo úmido. Nos dois últimos meses, porém, o Semasa passou a recolher 900 toneladas de resíduos secos.

Em toda a cidade, exceto na região central, o caminhão da coleta passa pelas ruas três vezes por semana. Desde julho, porém, a regularidade passou a ser diária. Ou seja, três vezes por semana era feito o recolhimento dos resíduos úmidos e nos outros dois dias passou a ser feita a retirada do material reciclável (embalagens plásticas, vidro, alumínio, papel, papelão entre outros).

Segundo a autarquia, com a mudança da rotina, a população aderiu com mais facilidade à coleta seletiva por não fazer confusão na hora de deixar o lixo na porta de casa, quando deveriam fazer a separação do material.

Além desta alteração – que foi realizada em caráter experimental e agora será permanente –, três bairros que, na fase de testes, recebiam a visita do caminhão da coleta quatro vezes por semana em vez de três vezes voltarão ao antigo esquema. São eles: Vila Bastos e bairros Jardim e Bela Vista.

De acordo com a assessoria de imprensa do Semasa, os três bairros em questão passaram a ter coleta igual ao Centro e ao bairro Casa Branca, os quais concentram a maior parte do comércio e, por isso, geram mais resíduos secos e úmidos. No entanto, não responderam à oferta do serviço, pois a população manteve o hábito de colocar o lixo úmido três vezes por semana somente. A mudança não compensou financeiramente.

A alteração também vale a partir desta segunda para a Vila de Paranapiacaba. O caminhão da coleta dos resíduos úmidos passa em todo o distrito às terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados, das 7h às 15h20. O recolhimento do lixo reciclável é feito sempre aos sábados. No entanto, o caminhão passa apenas pelo pontos de entrega voluntária espalhados pela vila.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;