Política Titulo
Brasil briga por vaga no Conselho de Segurança, diz Le Monde
Por Do Diário OnLine
Com Agências
24/09/2004 | 10:43
Compartilhar notícia


O Brasil vai disputar um lugar no Conselho de Segurança Permanente da ONU (Organização das Nações Unidas) com a Índias e as potências Alemanha e Japão. A informação foi publicada na edição desta sexta-feira do jornal francês Le Monde.

Desde que assumiu a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva defende uma profunda reforma na ONU, a partir da substituição de algumas nações integrantes do stual Conselho. Outra proposta do brasileiro é a ampliação do Conselho de Segurança, que desde 1963 tem somente 15 membros.

"É sem nenhuma segunda-intenção que nós pleiteamos um assento no Conselho (...) Consideramos ser indispensável que a ONU seja renovada e se torne eficiente para o século 21", disse Joschka Fischer, segundo o diário francês. Alemanha, Japão, Índia e Brasil, apesar de disputarem uma vaga, compartilham das mesmas propostas para reforma da ONU.

África - Os países que pedem uma vaga no Conselho também desejam que uma nação africana faça parte do grupo. De acordo com o Le Monde, Egito, Nigéria e África do Sul estariam na briga por esta ‘cadeira’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;