Política Titulo Últimos passos
Petistas tentam furar ‘voto conservador’

Simpatizantes do partido se reuniram em pizzaria de Santo André para preparar últimos passos que devem finalizar estratégia política da campanha presidencial de reeleger Dilma

Renato Gerbelli
Especial para o Diário
22/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Lideranças do PT de Santo André formalizaram ontem ato pró-Dilma Rousseff, candidata à reeleição, na tentativa de furar “voto conservador” no Estado. Cerca de 160 pessoas se reuniram à noite em pizzaria da cidade. O alvo foi manter o foco nesta reta final de campanha presidencial petista. Por ter 22% do eleitorado de todo o País, São Paulo é considerado estratégico para o PT. Por isso, a legenda está “organizando os últimos passos” para buscar eleitores paulistas.

No primeiro turno, São Paulo destinou 10,1 milhões de votos (44%) para o candidato Aécio Neves (PSDB), enquanto Dilma ficou com apenas 5,9 milhões de sufrágios (25%). Os tucanos venceram o PT também para o governo do Estado e ao Senado. Além disso, a sigla perdeu seis deputados federais e dez cadeiras na Assembleia Legislativa. Para integrantes da cúpula petista, o prefeito de São Bernardo e coordenador de campanha de Dilma na esfera paulista, Luiz Marinho (PT), foi um dos principais culpados pelo mau desempenho da legenda.

Colocando panos quentes no assunto nesta etapa derradeira, o deputado estadual eleito Luiz Turco (PT) disse que o principal fator do revés petista é o conservadorismo paulista. “(O mau resultado) Não é culpa de ninguém. O Estado de São Paulo é conservador. Vamos ter que avaliar como o PT tem que se portar daqui para frente”, disse, buscando isentar Marinho do saldo negativo.

Para tentar angariar votos para Dilma em Santo André, o petista orientou os militantes a “fazer o debate qualificado, explicando a diferença dos dois projetos” políticos. Presidente do PT andreense, ele também defendeu a tese que os investimentos na cidade podem ser interrompidos caso Dilma não seja reeleita. Essa mesma opinião foi explorada pelo vereador Alemão Duarte (PT). “Não votar em Dilma é perder R$ 1 bilhão de investimentos do governo federal para Santo André”, disse.

Turco exaltou o resultado da última pesquisa Datafolha, que apontou a petista com 52% das intenções de votos e Aécio com 48%. “Acho que vai ser eleição muito difícil. Acredito muito na vitória da Dilma. Acredito que ela virou no momento certo. Isso é bom sinal, anima a militância. A ordem agora é não perder o foco. Com isso, tenho certeza que Dilma ganha a eleição com três ou quatro pontos de vantagem em relação ao adversário”, declarou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;