Economia Titulo Ociosidade
Setor de caminhões registra ociosidade
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
19/07/2009 | 07:11
Compartilhar notícia


Enquanto o mercado de veículos leves registra melhora no quadro, o setor de caminhões pesados amarga resultados negativos em decorrência da queda nas exportações, que registraram retração de 81% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), referentes ao mês de junho, foram licenciados 8.223 caminhões, índice 19,7% inferior ao mesmo mês de 2008.

As duas montadoras de veículos pesados situadas na região - Scania e Mercedes-Benz -, ambas em São Bernardo, vivem situações opostas à observada nas montadoras de veículos leves, onde faltam trabalhadores e há sobrecarga no dia-a-dia.

Depois de dispensar cerca de 350 trabalhadores por meio de PDV (Programa de Demissão Voluntária), a Scania ainda contabiliza trabalhadores ociosos. Segundo os funcionários, cerca de 100 colaboradores ainda estão na berlinda e podem perder o emprego nos próximos dias.

Segundo a Scania, a ociosidade dos trabalhadores vem sendo administrada da melhor forma possível, e o corte de funcionários tem sido retardado ao extremo. Diversas alternativas ganharamprioridade, como a adoção de férias coletivas, instituição de dias de parada na produção e licença remunerada.

A companhia afirmou que com a não renovação de contratos temporários e os programas de demissões voluntárias, a redução no quadro de colaboradores da Scania ainda é inferior, proporcionalmente, à atual redução dos volumes de produção, o que significa que não há risco de sobrecarga de trabalho.

A Mercedes enfrenta situação parecida, mas não divulgou número de excedentes e perspectivas de melhora do cenário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;