Memória Titulo
Áreas metropolitanas. E um congresso internacional

A coluna de hoje é endereçada, especialmente, aos acadêmicos e aos pesquisadores interessados nas questões urbanas dos grandes centros demográficos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


A coluna de hoje é endereçada, especialmente, aos acadêmicos e aos pesquisadores interessados nas questões urbanas dos grandes centros demográficos. O eixo é a região metropolitana de São Paulo. E a referência, o Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento das Áreas Metropolitanas.

O seminário foi realizado em São Bernardo, no Teatro Cacilda Becker, entre 20 e 24 de novembro de 1978. Reuniu especialistas de universidades européias e norte-americanas, além de estudiosos brasileiros.

O Diário cobriu todo o seminário. Os jornalistas Aleksandar Jovanovic e Eduardo Dantas entrevistaram vários participantes e durante toda aquela semana o tema ocupou grandes espaços no jornal. Dois editoriais sobre o assunto foram publicados.
"(o seminário) valeu muito, principalmente porque mostrou uma evidência nem sempre compreendida pelos brasileiros: a inexistência de métodos mágicos e infalíveis para superar os males do gigantismo urbano", (do editorial Áreas metropolitanas se apresentam, publicado em 25 de novembro de 1978.

Walter Stohr, professor da Universidade de Viena, declarou em entrevista ao Diário: "Os problemas metropolitanos não podem ser solucionados em São Paulo apenas com um planejamento melhor, porque isso não é suficiente. A solução é a redistribuição do poder de decisão econômica e política".

Ao final, foi aprovada a Carta de São Bernardo do Campo, redigida por Roberto Cerqueira César, então secretário dos Negócios Metropolitanos do governo estadual, prefeito Tito Costa e urbanista Cândido Mendes.

Em 13 tópicos, a carta traduz as conclusões a que chegaram os participantes do seminário. Em destaque, a necessidade do imediato aperfeiçoamento da legislação federal metropolitana.

Se houve eco ou não, a Carta aí está - e o pensamento dos urbanistas de então também. Um belo material para a análise e estudo dos acadêmicos de hoje. Basta folhear o Diário e suas edições da última dezena de novembro de 1978.

ET - O Banco de Dados do Diário guarda todos os negativos das fotos tiradas na ocasião, a maioria das quais inéditas. Relíquia pura.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 10 de dezembro de 1978

Manchete - Argentina não negocia com o Chile princípio de soberania oceânica

Política - Deputados eleitos pelo Grande ABC participam de mesa-redonda promovida pelo Diário e defendem anistia e Constituinte. O jornal registra o pensamento de Mario Ladeia da Rocha, Benedito Marcílio da Silva, Célio dos Santos, Osmar Ribeiro Fonseca, Antonio Russo e Walter Garcia. Sem dúvida, uma bela bancada.

EM 10 DE DEZEMBRO DE...

1968 - Sindicatos dos Trabalhadores do Grande ABC posicionam-se contrários à cassação do deputado Marcio Moreira Alves. A cassação foi a gota d´água para a decretação do Ato Institucional nº 5.

HOJE

Dia Internacional dos Direitos Humanos e Dia do Palhaço.

SANTOS DO DIA

Gregório 3º, Joana Francisca de Chantal, Melquíades, Mírida, Senhora de Loreto e Vigório.
Melquíades foi papa. Faleceu em Roma, no ano 314.
Nossa Senhora do Loreto é a Padroeira dos Aviadores.

Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

SANTO ANDRÉ
ARMANDO RODRIGUES, 69. Anteontem. Cemitério de Camilópolis.
SOEI KAYO, 70. Anteontem. Cemitério da Vila Alpina.

DIADEMA
EURICO BONFÁ LACERDA, 24. Anteontem. Cemitério Vale dos Pinheirais, Mauá
JOÃO FLORÊNCIO DA SILVA, 78. Anteontem. Cemitério Municipal.
HESAQUO IKEDAM, 71. Anteontem. Cemitério da Vila Euclides, São Bernardo.
JOSE MISAEL, 78, Anteontem. Cemitério Vale da Paz .

MAUÁ
NEUCINDO VIEIRA BARBOSA, 67. Anteontem. Cemitério Vila Lídia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;