Economia Titulo
Hotéis de Santo André registram 100% de ocupação nessa semana
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
01/12/2005 | 08:31
Compartilhar notícia


Uma cena rara em Santo André: os maiores hotéis da cidade estão lotados. Essa é a primeira vez no ano que o setor hoteleiro local registra 100% de ocupação – fato causado pela Cúpula de Autoridades da Rede Mercocidades, que começou na última terça-feira e termina nesta quinta-feira. O evento atraiu ao município cerca de 900 pessoas, representantes de 138 municípios do continente.

A ocupação máxima dos hotéis da cidade fez, inclusive, com que muitos hóspedes fossem para São Caetano. De acordo com a direção da rede Accor Hotels – proprietária das bandeiras Mercure, Ibis (em Santo André) e Parthenon (em São Caetano) – o índice de ocupação na unidade de São Caetano aumentou de 55% no ano para 84% nessa semana. A taxa de ocupação média no Mercure (de categoria superior) é de 70%; no Ibis (categoria econômica), 65%.

No entanto, se por um lado o segmento hoteleiro comemora ocupação máxima e refaz as contas de faturamento no ano, por outro a lotação dos principais hotéis de Santo André desperta empresários do setor para a necessidade de promover o chamado turismo de negócios. Numa região sem vocação concreta para o turismo, atividades empresariais são alternativa imediata para o desenvolvimento do setor na região, segundo Vivian Debei, gerente do Hotel Mercure, inaugurado há um ano e meio.

“Tivemos no primeiro ano de funcionamento desempenho abaixo do esperado. Por isso, decidimos sair em busca de parcerias a fim de atrair clientes ao hotel, em especial executivos em visita de negócios. E deu certo”, afirma Vivian. “O sucesso econômico do Mercocidades também é uma conquista nossa, já que firmamos acordo específico com a Prefeitura de Santo André para que os participantes do evento tivessem vantagens em se hospedar em nosso hotel”, completa a gerente.

No Quality Suites, em Santo André, também houve superlotação nessa semana. Segundo o gerente administrativo da unidade, Diomar Batista de Barros Júnior, todos os 177 quartos foram totalmente ocupados desde terça-feira, o que obrigou a direção do hotel a indicar outros locais para os clientes interessados em se hospedar no Grande ABC. “Foi uma situação atípica a gente pedir para que as pessoas fossem para outros hotéis. Mas não tinha jeito. Era a única saída”, diz o gerente.

Ocupação – Segundo o gerente do Quality Suites, a atual demanda em razão do Rede Mercocidades vai elevar de 45% a taxa média de ocupação do hotel em 2004 para 55% a 60% nesse ano. “Estamos revendo nos números. O evento deu um grande impulso ao setor hoteleiro e à nossa unidade aqui em Santo André”, acrescenta Barros Júnior.

O Hotel Plaza Mayor – o primeiro voltado ao turismo de negócios em Santo André, em funcionamento há quatro anos – também está com os 80 apartamentos ocupados. De acordo com o gerente Nelson Lorenzo, o evento Mercocidades, junto com a nova estratégia da empresa de investir em promoções de eventos, vai aumentar de forma considerável a taxa de ocupação do hotel.

“A situação está boa para nós, apesar da chegada de vários hotéis de rede à cidade nos últimos dois anos. O turismo de negócios, aliado à realização de grandes eventos, como casamentos e outras festas, deve aumentar bem nesse ano nossa taxa de 50% de ocupação média”, afirma Lorenzo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;