Internacional Titulo
Israel quer controle total do Lago Tiberíades na Síria
Do Diário do Grande ABC
23/03/2000 | 11:22
Compartilhar notícia


Israel quer conservar o controle ``total' do Lago Tiberíades e seus arredores, em eventuais negociaçoes com a Síria, afirmou nesta quinta-feira o ministro de Turismo e ex-chefe do Estado Maior israelense, Amnon Lipkin-Shahak.

O ministro do Turismo fez esta declaraçao três dias antes da reuniao de cúpula dos presidentes dos Estados Unidos, Bill Clinton, e da Síria, Hafez el-Assad, que se encontrarao em Genebra para discutir uma provável retomada das negociaçoes, bloqueadas há mais de dois meses.

Israel conquistou as colinas de Gola, que domina o Lago Tiberíades, durante a guerra de junho de 1967.

A Síria exige a retirada israelense total desta regiao estratégica até a linha vigente em 4 de junho de 1967, o que permitiria aos sírios ter acesso à margem oriental do Lago Tiberíades.

O ministro da Presidência no Conselho israelense, Jaim Ramon, criticou nesta quinta-feira, na rádio pública, ``a atitude dos sírios, que querem impor-nos uma fronteira antes de falar de questoes de segurança'.

``Os sírios sabem em geral o que estamos dispostos a fazer, mas nós nao sabemos nada do que eles querem fazer em troca', disse Ramon, estreito colaborador de Barak.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;