Economia Titulo
Japão demonstra apreensão com impacto de tensões comerciais entre EUA e México
Por
27/01/2017 | 04:55
Compartilhar notícia


O Japão acompanha com apreensão o aumento das tensões comerciais entre Estados Unidos e México e se prepara para possíveis efeitos em sua economia, afirmou hoje o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga.

"Vamos continuar monitorando de perto como tal política poderá afetar empresas japonesas que operam no México", disse Suga, durante coletiva.

O comentário veio após a Casa Branca sugerir ontem que os EUA poderão taxar as importações mexicanas em 20% para financiar a construção de um muro ao longo da fronteira com o México.

Suga ressaltou que a proposta ainda não foi definida e preferiu não especular sobre suas implicações, como se a questão será discutida em uma reunião esperada entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

O Japão é um grande investidor no México e várias de suas montadoras operam no país e exportam para os EUA sem pagar impostos. O México integra o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), ao lado de EUA e Canadá.

Entre montadoras japonesas, a Nissan tem a maior presença no México. A produção local da Nissan atingiu 830 mil veículos no ano até março de 2016, o equivalente a 16% de seu resultado global, segundo o JPMorgan.

Já a Mazda fabricou 214 mil veículos no México no mesmo período, 14% de sua produção mundial, de acordo com o JPMorgan. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;