Economia Titulo
Alca será centro das discussões em Quebec
Por Das Agências
18/04/2001 | 12:01
Compartilhar notícia


A Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que estará no centro dos debates dos 34 chefes de Estado e de Governo que se reunirão em Quebec, entre 20 e 22 de abril, constituirá a maior associação comercial do mundo quando entrar em vigor, em princípio no ano 2005.

O ex-presidente americano Bill Clinton propôs a criação de uma área de livre comércio de bens, serviços e capitais que se estenderia "da Terra de Baffin, no Alasca, à Terra do Fogo".

A idéia surgiu na primeira reunião de cúpula das Américas, sob os auspícios da Organização de Estados Americanos (OEA) em Miami, em dezembro de 1994, enquanto que, uma atrás da outra, as ditaduras cediam lugar a regimes democráticos em todo o território americano.

Depois da Cúpula de Miami, reuniões ministeriais sobre o comércio, para verificar os trabalhos dos grupos, são organizadas pelo menos a cada 18 meses, sendo que a primeira teve lugar em Denver, no Colorado, em 1995.

Depois da última reunião, realizada em abril, em Buenos Aires, os ministros do Comércio receberam dos grupos de trabalho um projeto de compromisso marcado por inúmeros temas entre parêntesis sobre os quais não foi possível conseguir um acordo.

As decisões finais devem ser tomadas por unanimidade e em conformidade com as regulamentações da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em Quebec, os chefes de Estado e de Governo analisarão os progressos e as perspectivas das negociações.

O projeto de negociação é atualmente presidido pela Argentina, que dará seu lugar, no dia 1º de maio, ao Equador. Os Estados Unidos e o Brasil, as duas economias mais fortes da região, assumirão no dia 1º de novembro de 2002 até o final.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;