Cultura & Lazer Titulo
‘Mulheres em destaque’: saúde
Por Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
11/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem ainda não votou nas vencedoras do prêmio Mulheres em Destaque, do Diário, deve se apressar. A escolha está aberta até o próximo dia 16. Para participar é só entrar na página principal do site.

A votação é rápida e bem simples, basta acessar o link da premiação Mulheres em Destaque. Serão solicitados o nome da pessoa que está votando e o e-mail.

Em seguida, é só escolher suas preferidas. São três finalistas em cada uma das 13 categorias do prêmio, que são Beleza, Comunicação, Cultura, Decoração e Arquitetura, Direito, Educação, Empresarial, Esportes, Gastronomia, Moda, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, Saúde e Terceiro Setor.

A contagem dos votos terá início no dia 17. As mais votadas serão presenteadas com troféus em uma cerimônia no próximo dia 25, no Teatro Municipal de Santo André.

Em sua segunda edição, o prêmio tem por objetivo reconhecer o trabalho de personalidades femininas que nasceram, atuam ou moram no Grande ABC.<EM>

Para chegar às finalistas, o Diário contou com indicações feitas por leitores e entidades, na primeira fase do prêmio.

Nesta página, você saberá mais sobre as três finalistas na categoria Saúde. Concorrem a psicóloga Elaine Jácomo, a enfermeira Evelina Forster Marques e a ginecologista Zubeide Marcon Rebelo da Silva.

Elaine Jácomo
Uma das três finalistas para o prêmio Mulheres em Destaque, na categoria Saúde, Elaine Jácomo, que tem 30 anos, revelou ter ficado muito feliz ao saber que havia sido indicada e também figurava entre as mais cotadas para levar o troféu.

“Para mim foi um prazer (saber que estava entre as três finalistas na categoria Saúde). Também fiquei muito surpresa. Para mim é uma honra poder fazer um trabalho assim (voluntário) e ser reconhecida. Eu não sabia que (meu trabalho) iria tomar essa proporção”, disse ela, emocionada.

Elaine também aproveitou para falar sobre a relevância do prêmio, que é oferecido pelo Diário. “É muito importante valorizar o trabalho das mulheres”, disse.

Elaine é psicóloga formada pela Universidade Metodista, de São Bernardo, cidade onde também reside. Ela trabalhou durante cinco anos na área de Recursos Humanos nas empresas Obradec Recursos Humanos e Sete Estradas Logística, ambas em São Bernardo.

Atualmente, Elaine é voluntária no grupo Meimei, uma entidade de São Bernardo sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos sociais.

No grupo Meimei, Elaine criou e coordena o curso de orientação a gestantes carentes do Programa Gestante Feliz. No fim do curso, as futuras mamães recebem o enxoval completo.

Evelina Forster Marques
Outra finalista na categoria Saúde do prêmio Mulheres em Destaque é a enfermeira Evelina Forster Marques, 57 anos.

Formada pela USP, em 1974, Evelina trabalhou durante 15 anos na área.

Ela atuou na Maternidade de Campinas e no Hospital de Clínicas da Unicamp.

Evelina também ministrou aulas no Colégio Técnico da Unicamp e na Faculdade de Enfermagem da PUC de Campinas. Ainda foi proprietária de uma empresa de enfermagem domiciliar.

Ao saber que figurava entre as três finalistas ao prêmio oferecido pelo Diário, não escondeu a emoção. “É uma honra muito grande. É o reconhecimento ao trabalho que a gente faz”, disse Evelina.

A finalista ainda ressaltou a importância do prêmio Mulheres em Destaque: “Isso (prêmio) é sempre estimulante”, disse ela.

Em seu currículo também se destacam trabalhos voluntários que fez na Pastoral da Criança, em Santo André, durante cinco anos.

Evelina coordenou a Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santo André durante os três primeiros anos de funcionamento.

Atualmente, a finalista está envolvida com um trabalho voluntário do Projeto Crescer, que será iniciado e dará apoio a famílias de crianças que estão em tratamento contra o câncer.

Zubeide Marcon Rebelo da Silva
A ginecologista Zubeide Marcon Rebelo da Silva, 67 anos, que também concorre ao prêmio Mulheres em Destaque, na categoria Saúde, ficou surpresa ao saber que estava entre as finalistas.

“Eu não esperava. Eu não estava sabendo de nada. É um prazer muito grande, uma satisfação. Acho muito importante um prêmio como este”, disse ela.

Zubeide é nascida em São Caetano, cidade onde também exerce sua profissão há 40 anos.

Ela é formada em medicina pela Universidade Federal do Pará e tem curso de especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela USP, no Hospital das Clínicas.

Zubeide também é especializada em Obstetrícia pelo Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, de São Paulo.

Em São Caetano, Zubeide deu início, em 1971, ao primeiro serviço de prevenção ao câncer ginecológico no IBCC (Instituto Brasileiro de Controle de Câncer).

Ela trabalhou durante 20 anos no Hospital Central, em São Caetano, do qual também foi sócia e diretora.

Zubeide ainda foi professora assistente da Faculdade de Medicina do ABC, de 1975 a 1981.

Atualmente é médica colaboradora na Faculdade de Medicina do ABC, trabalhando nesta função desde 1998.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;