Economia Titulo
Fusao de gigantes cria Europa da aeronáutica
Do Diário do Grande ABC
22/10/1999 | 12:24
Compartilhar notícia


A Europa da aeronáutica nasceu esta semana, com a criaçao em menos de oito dias de dois grandes pólos europeus no setor de mísseis e satélites, e de um gigante industrial franco-alemao, que reúne a Aerospatiale Matra e a Dasa.

A nova paisagem européia se articulará a partir de agora em torno de dois grandes grupos, o britânico BAe Marconi (US$ 19,260 bilhoes de faturamento) e o franco-alemao EADS (Sociedade Européia de Aeronáutica, Espaço e Defesa, com cerca de US$ 21,5 bilhoes).

O restante das indústrias européias do setor se juntará a um e outro desses pesos pesados: a espanhola CASa se juntará à EADS, enquanto a sueca Saab e a italiana Alênia estao mais na órbita da BAe.

Embora o objetivo declarado das duas partes seja a criaçao a longo prazo de um único grupo de aeronáutica e de defesa na Europa, uma aliança ``por cima' entre BAe Marconi e EAdS parece pouco provável em um futuro próximo, estimam fontes industriais e políticas.

Os dois grupos se formaram seguindo óticas diferentes: BAe Marconi, puramente britânico, reúne aeronáutica e eletrônica de defesa, enquanto EADS, que será trinacional, se concentrará em aeronáutica e espaço.

Na Europa, a França deseja conservar, por questao de concorrência, dois pólos de aeronáutica e eletrônica de defesa. A Dasa póderá, nesse sentido, ceder sua eletrônica à francesa Thomson-CSF.

Mas as pontes se multiplicarao, apesar de tudo, entre BAe Marconi EADS e Thomson CSF, através de filiais comuns por setores, que juntarao a aeronáutica européia ``por baixo' paralelamente às fusoes capitalistas em curso.

Em menos de 48 horas de intervalo, nasceram esta semana dois grandes pólos no setor de satélites e mísseis, o que clareia consideravelmente a paisagem européia, em que só permanecem dois atores principais nos satélites e um só nos mísseis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;