Economia Titulo
Novos consórcios devem disputar Comgás
Por Do Diário do Grande ABC
10/04/1999 | 11:55
Compartilhar notícia


As vésperas da privatizaçao, esquenta a disputa pela maior distribuidora de gás canalizado do país, a Comgás. Dos grupos habilitados, acredita-se que surgirao pelos menos três consórcios, que estarao sendo costurados até a véspera do leilao, marcado para quarta-feira (14).

Dois pontos estao sendo alvo de consideraçoes dos investidores. O primeiro diz respeito às regras de reajuste das tarifas do gás canalizado depois do quinto ano da concessao. Ao longo dos cinco primeiros anos, de acordo com o contrato, a correçao será feita apenas pela inflaçao.

A questao, segundo uma fonte envolvida na privatizaçao, é que o contrato de concessao se limita a dar as linhas gerais das correçoes tarifárias, sem fixar números.

A intençao teria sido de nao o engessar demais. Ma a sensaçao que ficou entre os concorrentes é que os futuros reajustes nas tarifas poderao ser feitos aleatoriamente.

O secretário de Energia do Estado de Sao Paulo, Mauro Arce, confirmou que a chiadeira dos participantes foi grande. De acordo com ele, a preocupaçao seria com uma possível reduçao das tarifas. Como a remuneraçao dos serviços está relacionada ao valor dos ativos, os grupos acreditavam que poderia haver queda, uma vez que a Comgás está registrada contabilmente pelo valor de R$ 530 milhoes, aproximadamente, e o preço mínimo da empresa foi fixado em R$ 1,4 bilhao. "Mas a questao já foi devidamente esclarecida." Para alguns investidores, a falta de regras nao se constitui um problema porque eles têm a percepçao que poderao negociar os contratos mais adiante.

Outros, entretanto, preferem as coisas mais preto no branco. A ausência de algo mais definido poderia os levar a agir de maneira mais conservadora no leilao, segundo especialistas do setor, que ressaltam, porém, o fato de ser bastante comum, às vésperas de um leilao de privatizaçao, uma certa movimentaçao para baixar o preço da empresa a ser vendida.

O segundo ponto que vem sendo considerado pelos investidores em relaçao à Comgás diz respeito à participaçao da Petrobrás Distribuidora no leilao. O Programa Estadual de Desestatizaçao (PED) proíbe empresas estatais de fazer parte do bloco de controle de companhias privatizadas. De acordo com Arce nao haveria motivos para a desqualificar no processo de habilitaçao, uma vez que nao se sabe como será a participaçao dela no leilao. A formaçao final somente será conhecida na terça-feira (13), às 19h30, comentou, e nada impede que ela tenha um participaçao minoritária em algum consórcio. O presidente da estatal, Orlando Galvao, afirmou sexta-feira (09) que a empresa nao participaria do leilao.

Devem disputar a Comgás a Shell do Brasil, Agip Liquigás a Gás Natural, Iberdrola, Enron, YPF, British Gas, CMS, CPFL, a EDP, entre outros.

Outra movimentaçao vem sendo feita com os trabalhadores da Comgás. "Os funcionários estao sendo assediados por instituiçoes financeiras interessadas em comprar as açoes que eles têm direito de adquirir com deságio", disse o diretor do banco InterAmerican Express Ricardo Vianna, assessor do clube de investimentos dos empregados da Comgás, Gasinvest.

Ele explica. Os trabalhadores podem comprar até 10% do capital social da distribuidora de gás, sendo que parte das açoes preferenciais será vendida com deságio de 60%. O Gasinvest foi criado em 1997 e tem adesao de 1,2 mil trabalhadores. Outros clubes estao surgindo de última hora, com ofertas irreais aos trabalhadores, que assinam uma procuraçao em branco para vender as açoes. Na prática, tais instituiçoes vao se apropriar de um ganho do funcionário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;