Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 27 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Rússia comemora centenário de Nabokov


Do Diário do Grande ABC

11/04/1999 | 14:21


Membros da comunidade literária internacional se reuniram neste sábado em Sao Petersburgo, a antiga capital russa onde nasceu há 100 anos o escritor Vladimir Nabokov. Entretanto, faltou às celebraçoes o filho do escritor, Dmitry Nabukov, que era esperado em Sao Petersburgo para o aniversário, mas que se desculpou alegando enfermidade.

A casa onde nasceu Nabokov foi preservada como museu e acaba de receber as últimas incorporaçoes, doadas por Dmitry: primeiras ediçoes em russo de livros de Nabokov, ou 50 borboletas que Nabokov, grande especialista em lepidópteros, que caçou e conservou durante as mais de duas décadas em que viveu na América do Norte.

Nabokov e sua família foram expulsos da Rússia pelos bolcheviques em 1917 e o escritor morou sucessivamente na Inglaterra, Alemanha e França, antes de instalar-se nos Estados Unidos, onde escreveu boa parte de sua obra e em particular sua novela de grande sucesso, Lolita, publicada em 1955.

Nabokov nasceu 100 anos depois de Alexander Pushkin, o prolífico poeta russo que tanto reverenciou. O autor de Lolita morreu na Suíça em 1977. Jamais voltou à Rússia depois da Revoluçao.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;