Economia Titulo
Financiamentos de veículos tiveram alta em 2008

Operações de arrendamento, chamadas de leasing, e CDC (crédito direto ao consumidor) cresceram 23,7% em 2008

Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
10/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A crise financeira no último trimestre de 2008 enfraqueceu, mas não derrubou o volume de financiamentos de veículos no ano. Segundo levantamento da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), as operações de arrendamento, conhecidas como leasing, e CDC (crédito direto ao consumidor) cresceram 23,7%.

"Foi o melhor ano para a indústria automotiva e para as empresas de crédito nesse mercado", comemora Luiz Montenegro, presidente da Anef. "Sem a crise, provavelmente ultrapassaríamos os 25% de crescimento." Entre novos e usados, Montenegro esclarece que nessas operações o volume de veículos semi-novos negociados chega a ser três vezes maior que o número de carros zero quilômetro.

Embora não veja com pessimismo o ano de 2009, Montenegro ainda não arrisca expectativas numéricas, diante do cenário ainda instável. "Vai depender da atividade econômica, dos números do emprego e dos indicadores da economia", afirma o presidente da Anef. "Esperamos atividade reduzida no primeiro trimestre."

Para ele, no entanto, as medidas tomadas pelo governo Federal tem sido mais que satisfatórias. "Sem essas medidas eu não consigo nem imaginar o que seria desse mercado. No mínimo teria sido um desastre."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;