Internacional Titulo
Esposa de Bo Xilai detalha assassinato de britânico
Por
23/08/2013 | 03:57
Compartilhar notícia


O julgamento do ex-líder do Partido Comunista Chinês, Bo Xilai, foi retomado nesta sexta-feira um dia após o acusado negar ter recebido US$ 3,5 milhões em propinas de empresários e interrogando um deles com a precisão de um advogado.

A esposa de Bo, Gu Kailai fez um depoimento escrito oferecendo novos detalhes sobre a disputa comercial entre a sua família e Neil Heywood, que desencadeou no assassinato do britânico, o que instaurou uma das piores crises políticas na China

Em seu depoimento, Gu afirma que ficou preocupada com seu filho Bo Guagua quando as tensões com Heywood se intensificaram em 2011. Durante uma conversa por vídeo, o filho que estudava nos Estados Unidos teria dito a ela que se sentia ameaçado.

"Eu estava muito preocupada com a segurança de Guagua nos Estados Unidos", afirmou. "Nós estávamos preocupados que Guagua fosse morto nos Estados Unidos", acrescentou.

Segundo Gu, a conversa desencadeou nos acontecimentos de 15 de novembro de 2011, data em que Heywood foi encontrado morto em um hotel de Chongqing.

Além disso, a esposa de Bo ofereceu novos detalhes sobre seu acordo de negócios com Heywood sobre uma vila francesa, que está representando um papel central no julgamento do ex-líder comunista que está sob acusações de suborno, corrupção e abuso de poder. Mais cedo, o Tribunal debateu sobre um depoimento de um ex-associado de Gu que afirmou que a vila estava no centro da disputa comercial.

O depoimento de Gu acrescentou novos detalhes à série de eventos que levaram à demissão de Bo dos altos escalões do principal partido da China - um movimento que expôs fissuras dentro da liderança do país. No ano passado, ela foi condenada à morte pelo assassinato de Heywood. A sentença, porém, está suspensa.

A acusação de abuso de poder contra Bo seria motivada pelo fato de o político ter tentado interferir nas investigações sobre o assassinato do britânico depois que a sua mulher foi apontada como suspeita.

Na quinta-feira, Bo demonstrou ter facilidade para se portar em situações difíceis. Além de agradecer ao juiz por lhe deixar

falar, afirmou que foi pressionado a fazer uma confissão e foi seletivamente contrito.

"Eu não sou um homem perfeito e estou disposto a assumir as responsabilidade pelo que fiz", afirmou.

Os promotores disseram que Bo usou a sua esposa e o seu filho como intermediários para receber subornos de cerca de US$ 3,5 milhões. Em resposta, Bo disse ter sido pressionado a confessar que tinha recebido os pagamentos de um gerente geral de uma empresa do governo Dalian.

Além disso, o comunista também foi acusado de ter ajudado a um empresário de Dalian, Xu Ming, nos esforços para comprar um clube de futebol e obter terras para um projeto de balão de ar quente. Entre as acusações, também afirmaram que Xu ajudou a família de Bo a financiar a compra de uma vila em Nice, na França. Bo, por sua vez, negou qualquer tipo de relacionamento com Xu. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;