D+ Titulo
Culinária: delícias do mar
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
08/02/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


Com aroma e sabor inconfundíveis, peixes e frutos do mar são também aliados do coração. A grande concentração de Ômega 3 - principalmente em peixes gordurosos como o salmão - previne o infarto do miocárdio, reduz o excesso de colesterol e triglicérides.

Podem ser apreciados em entradas, saladas, sopas e pratos principais. Porém, o sucesso da receita começa pela escolha dos ingredientes.

No livro Paixão Por Frutos do Mar (Editora Larousse, 224 páginas, R$ 84,90), o chef Gordon Ramsay ensina a identificar sinais de frescor na hora da compra. "A pele, os olhos, o brilho, e a aura geral de um peixe fresco devem brilhar, precisa parecer como se ainda estivesse nadando", explica. "Quando pressionada, a carne deve voltar a seu formato e ser firme ao toque. Olhos afundados é sinal de que o produto está começando a se decompor".

Alguns frutos do mar, como vieiras ou lulas, podem ser vendidos frescos ou já preparados. Crustáceos em conchas, como mexilhões, ostras, vieiras, e amêijoas, são vendidos vivos e suas conchas devem estar muito bem fechadas.

Sargo Frito com Molho de Frutas Cítricas
(Paixão Por Frutos do Mar)
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Grau de Dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 4 sargos de 400 g, cortado em filés com pele; azeite; sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora. Molho - 1 laranja grande; 1 limão; 1 lima; 1 toranja rosa; 300 ml de caldo de legumes; uma bolinha de manteira; 1 colher (sopa) de cerófilo fresco; 6 folhas de manjericão fresco cortado em tiras finas. Modo de preparo: Com um descascador de legumes de lâmina móvel, descasque a laranja, o limão, a lima e a toranja em tiras finas e compridas. Branqueie as cascas em água fervente por 2 minutos. Escorra e esfrie em água corrente, seque e reserve. Tire toda a parte branca das cascas de laranja, do limão, da lima e da toranja. Usando uma faca pequena e afiada, corte segmentos de metade de cada fruta, separando os segmentos entre as membranas. Segure as frutas sobre uma tigela, para aparar o suco. Esprema o suco das outras metades das frutas e coloque na tigela. Coloque o caldo de legumes em uma caçarola, deixe ferver e continue fervendo até reduzir pela metade. Misture os segmentos de frutas e o suco. Cozinhe delicadamente até que os segmentos comecem a dissolver, batendo levemente por 5 minutos. Tempere e reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite o peixe, com a pele para baixo, por 2 minutos. Vire os filés e frite o outro lado por 2 minutos. Tempere, depois retire e mantenha aquecido. Misture as cascas de frutas. Aqueça novamente por um minuto. Acrescente a manteiga e bata. Misture o cerófilo e o manjericão. Divida os filés em quatro pratos e cubra com o molho. Sirva imediatamente.

Sopa de Camarão-Tigre (Paixão por Frutos do Mar)
Rendimento: 4 a 6 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Grau de Dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 3 talos frescos de capim-limão cortados em fatias finas; 1 colher (sopa) de azeite; 1 dente de alho picado; 1 colher (chá) de Harissa Fresco (receita ao lado); 1 pimenta-chilli vermelha fresca grande, sem sementes e cortada em fatias finas; 1 pimenta-chilli verde fresca grande, sem sementes e cortada em fatias finas; 2 colheres (chá) de gengibre em conserva; 2 colheres (chá) de açúcar mascavo; 1 colher (sopa) de folhas de coentro fresco picadas; 1 litro de caldo de frango; casca ralada e suco de 2 limas; 400 g de camarão-tigre cru e descascado; 12 pontas de aspargos; 2 colheres (sopa) de ervilhas; 2 colheres (sopa) de favas; 1 colher (sopa) de manjericão fresco picado; sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora. Modo de preparo: Enrole o capim-limão em um pedaço de musselina e amarre-o com barbante de cozinha. Coloque o saquinho de musselina em uma caçarola grande com o azeite, o alho e a harissa. Aqueça até chiar. Cozinhe em fogo brando por 5 minutos. Acrescente as pimentas chillies, o gengibre, o açúcar e o coentro, e cozinhe por mais 5 minutos. Coloque o caldo, a casca e o suco de lima. Salpique um pouco de sal para temperar. Deixe ferver e cozinhe em fogo brando por 5 minutos. Coe o caldo, descartando o saquinho de musselina e os temperos, e coloque-o novamente na panela. Acrescente os camarões e, então, deixe ferver. Cozinhe em fogo brando por 2 minutos. Acrescente os aspargos, as ervilhas e as favas e deixe ferver em fogo brando por mais 2 minutos. Ajuste o tempero, se necessário. Salpique o manjericão sobre o caldo e sirva.

Harissa Fresco
(Paixão por Frutos do Mar)
Rendimento: 300 ml
Tempo de Preparo: 20 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Sim
Ingredientes: 4 pimentas-chillies vermelhas frescas, 1 pimentão vermelho grande; 1 pitada de pistilos de açafrão; 1 colher (chá) de sementes de coentro amassadas; 2 colheres (chá) de purê de tomate; sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora. Modo de preparo: Divida as pimentas ao meio, retire as sementes e descarte os talos. Descasque o pimentão vermelho usando um descascador de legumes. Descarte o miolo e as sementes e pique grosseiramente. Coloque as pimentas, o pimentão, o açafrão, as sementes de coentro amassadas e o purê de tomate no liquidificador. Tempere a gosto e bata até ficar homogêneo. Coloque a mistura em um pote com tampa de rosca e guarde na geladeira por até 3 dias, ou congele por até dois meses.

Atum Condimentado e Salada de Endívia
(Paixão Por Frutos do Mar)
Rendimento: 5 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Grau de Dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 6 postas de 80 g a 100 g de atum, cortadas do lombo; 3 cabeças médias de endívia verde e roxa, sem miolo e cortadas em fatias finas; 2 colheres (sopa) de óleo de amendoim. Molho - 100 g de manteiga; 2 colheres (sopa) de óleo de amendoim; 3 colheres (sopa) de azeite; 3 colheres (sopa) de vinagre de xerez; 2 colheres (sopa) de mel claro; suco de 1 limão pequeno; sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora. Mix de pimentas - 30 g de frutos de pimenta-da-jamaica; 30 g de sementes de mostarda amarela; 30 g de sementes de mostarda preta; 30 g de pimenta-de-sichuan em grãos. Modo de preparo: Apare bem o atum, se necessário. Moa grosseiramente, sobre um prato raso, de 4 a 6 colheres do mix de pimentas. Pressione os dois lados da posta sobre o mix, moendo mais conforme o necessário. Coloque o peixe na geladeira até o momento de cozinhar. Mantenha a endívia fatiada na geladeira com o peixe. Para fazer o molho, derreta a manteiga em uma caçarola pequena. Aumente o fogo e, assim que a manteiga começar a dourar, retire-a do fogo. Tome cuidado para não deixá-la queimar. Coe a manteiga em uma peneira forrada com musselina, transferindo-a para uma jarra. Esse processo elimina os fragmentos, deixando a manteiga clara e dourada. Acrescente o óleo de amendoim, o azeite, o vinagre, o mel e o suco de limão, e tempere. Bata bem, coloque em um pote com tampa e agite. Para assar o atum, preaqueça uma grelha ondulada, a churrasqueira ou um dourador, até ficar bem quente. Passe o óleo no atum com crosta. Asse por 3 minutos de cada lado até ficar levemente firme e elástico. Tempere com um pouco de sal. Para a salada, misture as folhas de endívia fatiadas com metade do molho, Divida em cinco pratos. Corte as postas em fatias grossas e coloque-as sobre a endívia. Cubra com o restante do molho e sirva morno, mas não quente.

Cavala Grelhada Com Batatas na Mostarda
(Paixão Por Frutos do Mar)
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
Grau de Dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 4 cavalas de 250 g inteiras, limpas; um punhado de folhas de ervas; 100 ml de azeite; 600 g de batatas pequenas; 2 échalotes cortadas em fatias finas, 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco; 1 colher (sopa) de mostarda; 3 colheres (sopa) de cebolinha fresca picada; sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora. Modo de preparo: Faça cortes nas peles dos dois lados dos peixes e insira as ervas. Tempere levemente e pincele com 1 colher (sopa) do azeite. Reserve. Cozinhe as batatas em água fervente levemente salgada, até ficarem macias. Escorra. Corte em fatias grossas e reserve. Numa caçarola, coloque o azeite restante e acrescente as échalotes, o vinagre, a mostarda e a cebolinha. Aqueça levemente, acrescente as fatias de batata e mexa levemente para cobrir com a mistura. Preaqueça a grelha, cozinhe os peixes por 5 minutos de cada lado. Verifique o tempero e sirva as cavalas com as batatas mornas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;