Cultura & Lazer Titulo
Yasujiro Ozu é homenageado no Centro Cultural SP
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
07/12/2003 | 17:32
Compartilhar notícia


Este ano significa não só o centenário de nascimento de Yasujiro Ozu, mas também quatro décadas de sua morte, por câncer, ocorrida no dia de seu 60º aniversário. O Centro Cultural São Paulo realiza, a partir de terça-feira, a mostra Ozu, 100 Anos, com filmes do cineasta japonês e Tokyo-Ga, documentário do alemão Wim Wenders que escarafuncha o significado da obra do veterano para as novas gerações em um Japão consolidado como potência.

Ozu filmava a simplicidade, distanciada de argumentos mirabolantes. As histórias de seus filmes eram pobres quanto ao enredo. Por conta dessa falta é que se observa em seu cinema o sentido do vazio. A tragédia existe, mas despojada de excessos de emoção.

Filho Único (1936), que passa amanhã, patenteia muito bem essa questão da vida esvaziada. Uma mãe visita o filho, para quem imaginava um futuro promissor, de estudos intensos rumo a uma bela carreira acadêmica. Encontra-o casado, pai de um filho, paupérrimo. A vida daquela mãe, agora avó, encolhe-se diante da frustração de sua esperança, diante do amadurecimento do herdeiro, não mais uma vida em formação, mas uma vida feita.

Pai e Filha (1949) também tem lá suas vidas ocas. E, igualmente, Bom Dia (1959), um dos mais conhecidos filmes de Ozu, no qual dois garotos chantageiam os pais ao fazer voto de silêncio, tudo por causa de uma televisão que não querem comprar. O supérfluo (a TV) submete o essencial (a palavra).

Ozu, 100 Anos – Mostra comemorativa ao centenário de nascimento de Yasujiro Ozu. A partir desta terça, às 16h (Pai e Filha), às 18h (Filho Único) e às 20h (Bom Dia). No Centro Cultural São Paulo – r. Vergueiro, 1.000, São Paulo. Tel.: 3277-3611. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;