Cultura & Lazer Titulo
DirecTV lança embriao de TV interativa no país
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
25/12/2000 | 16:12
Compartilhar notícia


Na semana passada, o grupo DirecTV, operador de televisao via satélite, anunciou que, até o final do primeiro trimestre de 2001, colocará no mercado sua versao de TV interativa (ITV, do inglês Interactive TV), o DirecTV Interactive. Na verdade, o projeto, que deve abraçar os principais países da América Latina, como Brasil, Argentina e México, traz alguns canais interativos, nos quais o telespectador pode participar de games, acessar um embrionário serviço de e-mail e até consultar o serviço de home banking.

O acesso aos canais é feito por meio de controle remoto (no futuro, a DirecTV promete oferecer também um teclado) na tela de TV, que apresenta interface simples. Aliás, de tao simples, as operaçoes disponíveis nos canais interativos mostram-se bastante limitadas.

Dentre as novidades, o novo canal 915 dá acesso ao portal de jogos eletrônicos, por meio do qual o assinante do serviço pode acessar três categorias de games, separadas em Família, Kids e Arcade. Pode-se jogar títulos como Memory (o bom jogo da memória), Tic Tac Toe (jogo da velha) e Bob the Baloney Frog (aquele jogo das minas que explodem), entre outros.

O canal 925, por sua vez, é destinado aos serviços bancários. Na tela da TV, o usuário poderá acessar sua conta e realizar algumas operaçoes básicas. Até agora, a DirecTV fechou acordo apenas com o Banco Itaú, mas a empresa já está negociando uma parceria com outras instituiçoes. Detalhe: na demonstraçao à imprensa, o serviço de home banking passava por uma fase de ajustes. Por isso, nao foi possível acessar a movimentaçao da conta corrente pelo canal.

O serviço meteorológico também terá um canal exclusivo, o 943. Nele, o assinante poderá checar as condiçoes climáticas de duas mil cidades ao redor do mundo. Semelhante ao Weather Channel, disponível na grade da operadora, o 943 diferencia-se pelo fato de que o assinante poderá escolher a localidade, e nao terá de esperar que a previsao desta apareça.

Além disso, há ainda o canal 981, que dispoe serviços voltados aos clientes DirecTV. Nele, o assinante pode esclarecer dúvidas sobre a empresa e há a possibilidade de consultar um guia de soluçao de problemas simples. A curiosidade fica por conta de um ícone que ensina ao usuário manejar o controle remoto, inclusive explicando como se colocam as pilhas - se o usuário nao soubesse, certamente nao chegaria até aquele campo.

Quanto ao serviço de e-mail, por meio da DirecTV Interactive, o usuário poderá enviar e receber mensagens eletrônicas. Até entao, a DirecTV oferecia um serviço de correio eletrônico, mas unidirecional, sendo que a empresa transmitia informaçoes aos usuários por meio de um canal específico. No lançamento do DirecTV Interactive, o usuário poderá enviar mensagens a um endereço eletrônico com domínio da empresa (qualquernome@directv-.com).

ITV - O DirecTV Interactive pouco se parece com o sistema de ITV utilizado, desde o início deste ano, nos Estados Unidos. Naquele país, as gigantes America Online, parceira do Diário OnLine na Internet, com a AolTV, e Microsoft, com a WebTV, disputam o segmento desde 1999. Nesses casos, uma vez ligado o televisor em programas compatíveis com o formato para ITV, surge um ícone, no canto superior direito na tela, que informa ao telespectador seu conteúdo interativo. Após o comando, a tela tem seu tamanho reduzido e ao redor aparecem ícones com os serviços disponíveis.

Os comandos sao regidos por controle remoto ou teclado. O usuário pode participar de chats ou enviar e-mails. Durante a exibiçao dos programas é possível, por exemplo, ter acesso a estatísticas sobre futebol, registrar receitas culinárias e votar sobre determinados assuntos.

Sobre esses diferentes conceitos de ITV, Cláudio Zylberman, diretor de engenharia da DirecTV, explicou ao Diário que, por enquanto, qualquer forma de tecnologia está sendo testada, pois a ITV ainda nao foi consolidada. "Estamos colocando um serviço no ar. A Microsoft, por sua vez, já mantém outro. Em um futuro próximo, é possível que ambas as tecnologias sejam reunidas", explicou o engenheiro. "De qualquer forma, ainda nao há um modelo definitivo de TV interativa. Quem dará a palavra final será o consumidor." A empresa nao divulgou os preços do serviço de ITV. A mensalidade de um pacote de TV digital da empresa pode custar até R$ 84,90.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;