Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Modelos de uma rica iconografia

Os irmãos Corazza de São Bernardo retratados nas fotos de João Colovatti

Ademir Medici
02/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 30 anos, quando o Grande ABC completou 100 anos de vida autônoma – 1889-1989 –, os irmãos Corazza, de São Bernardo, relataram a história da indústria de móveis local. Cleide Silva, hoje no Estadão, fez uma belíssima matéria, contando a história de João Basso, que abriu a primeira fábrica do gênero, no início do século XX. E para ilustrar a matéria, o repórter-fotográfico João Colovatti foi destacado para colher as imagens.

Colovatti reproduziu fotos e convidou os Corazza para uma pose que permanecia inédita: Nelson, seu filho Nelsinho e Conrado Bruno Corazza atravessaram a Rua Marechal Deodoro e posaram no Largo Santa Filomena, defronte à capela histórica.

A foto permanecia inédita. Vai publicada hoje aqui em Memória. Aproveitamos para publicar duas reproduções já conhecidas, mas igualmente importantes: o retrato de Manoel Corazza, o pioneiro – pai dos irmãos Corazza –, e a foto coletiva dos funcionários da fábrica, na primeira metade do século passado.

São Bernardo possui uma iconografia rica, a exemplo das demais cidades. E o Diário é o depositário de imagens maravilhosas que contam a história do Grande ABC. Todo trabalho de pesquisa, acadêmico ou não, não pode desprezar este acervo fabuloso.

Diário há 30 anos

Domingo, 2 de abril de 1989 – ano 31, edição 7029

Manchete – Imposto de Renda de imóveis não vai mudar com Intervivos em Santo André
Segurança nas Estradas – 30% dos motoristas que trafegaram ontem no sistema Anchieta-Imigrantes foram multados por não estarem usando o cinto de segurança.
Cena política (Joaquim Alessi) – Divergências e semelhanças nas convenções deste domingo do PSDB e PT.
Polícia – PM enfrenta o desafio da manutenção de suas viaturas. Reportagem: Dinilson Vieira e Dagmar Alba.

Interação com Facebook
 

‘Ruim pra cachorro’

Pitoco ergueu as orelhas, começou a mexer o pedacinho de calda peluda. Seus olhos brilharam outra vez.
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 2 de abril de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 2 de abril de...
1919 – Em artigo de primeira página, no Correio Paulistano, Affonso d’E Taunay fazia memória. E escrevia sobre as transições quinhentistas, focalizando os seguintes temas:
- Cartas de perdão
- Vendas de casas e chãos
- Permutas de terrenos
- Contas em inventário
- Desproporções entre os preços dos bens imóveis e dos objetos manufaturas no Brasil colonial.

Do artigo: “(...) em São Paulo, no ano de 1694, se pedia quatro mil réis por umas casas situadas no Centro da vila. E vendia-se pelos mesmos dez cruzados uma espada”.

Internacional
- Do noticiário do Estadão: o sequestro de bens na Hungria, com a socialização das terras e extinção dos empréstimos.
- Do noticiário do Correio Paulistano: assegura-se que o presidente Wilson (Estados Unidos) e Lloyd George (estadista britânico) estão dispostos a reconhecer o governo russo.
1929 – Lei municipal 272, da Prefeitura de São Bernardo, concede subvenção e institui prêmios às bandas de música.
1964 – Com a censura imposta pela Secretaria da Segurança Pública, Santo André passa o dia sem jornais no primeiro dia da revolução ou golpe militar.
- Exemplares de jornais e revistas apreendidos nas bancas.

Hoje

- Dia Internacional do Livro Infantojuvenil
- Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Santos do Dia
- Francisco de Paula (Calábria, Itália, 1416 – Plessis, França, 2-4-1507). Fundador da Ordem dos Mínimos. Padroeiro dos Marinheiros. Canonizado pelo papa Leão X 12 anos após sua morte.
- Leopoldo de Gaiche
- Maria do Egito


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 2 de abril:

- Em São Paulo, Alumínio (1991), Capão Bonito (1857 a 1866; 1868), Cotia (1949), Pacaembu (1949), Pongaí (1949), Suzano (1949), Ubirajara (1949) e Vinhedo (1949).
Hoje é a data oficial do aniversário de Suzano, vizinha ao Grande ABC. A chamada ‘Cidade das Flores’ escolheu o 2 de abril de 1949 para celebrar sua festa maior porque foi nesta data que tomaram posse o primeiro prefeito e os primeiros vereadores.
- Em Pernambuco, Calumbi
- No Paraná, Carlópolis e Jacarezinho
- Em Minas Gerais, Poço Fundo
- No Maranhão, Porto Franco
- Na Paraíba, Sumé

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.