Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Paisagens centrais da cidade em 1941
Ademir Médici
24/03/2019 | 07:36
Compartilhar notícia


Em 1941, a revista Ferrovia fez um verdadeiro ensaio fotográfico de Ribeirão Pires. Entre outras, aqui estão três imagens daquele ano. Homenagem, pois, à publicação e à data exata das fotos, primeiro semestre de 1941.

Foi um momento de transição. Vivia-se o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial. Predominava o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que determinou: nomes estrangeiros deveriam ser abrasileirados. Caso da revista Ferrovia, em substituição ao título da revista SPR, de São Paulo Railway.

O número 64 da SPR circulou em março de 41; o número 65 da Ferrovia em abril. E no número 66, a reportagem sobre Ribeirão Pires, com estas fotos que Memória reproduz 78 anos depois. 

O fato se deu numa cidade qualquer e pode se repetir em algum lugar do presente ou do futuro.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 24 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 24 de março de 1989 – ano 31, edição 7021

Manchete – Governo descongela preço de 11 itens

Mesmo com o congelamento de preços e salários, imposto pelo Plano Verão, 27 empresas metalúrgicas e do setor de borracha, instaladas no Grande ABC, concederam aumentos ou antecipações salariais entre 7% e 15% para seus 25 mil trabalhadores.

Vereadores têm novo reajuste, o terceiro desde o congelamento de preços.

São Bernardo – Prefeito Maurício Soares anuncia que vai alargar as galerias da Avenida Faria Lima. As atuais têm sete metros de largura por quatro de altura, não estão obstruídas, mas são obsoletas: não comportam o volume das águas dos dias mais chuvosos.

Nota – A história das enchentes, em São Bernardo, passa pelas galerias dos rios canalizados, embutidos, escondidos. O paliativo do ‘piscinão’ ainda não integrava o discurso dos tecnocratas.

Sociedade Civil – Criada a Aparh-ABC (Associação Paulista de Administração de Recursos Humanos), em ato que reuniu 70 profissionais da área no Restaurante Florestal, em 

São Bernardo.

Da primeira diretoria eleita fazem parte: Antonio Cursino de Alcântara (GM), presidente; Ademar Gumieiro (Itaú), primeiro vice-presidente; Miguel Adalberto Alcazar (Metralfrio), segundo vice-presidente; e João Honório de Souza (M. Santos Publicidade), diretor de comunicação. 

Primeira Divisão – Em Rio Preto, América 0, Santo André 0; 4 a 3 para o América na cobrança de pênaltis.

Em 24 de março de...

1919 – Empossada a nova diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos eleita para o ano de 1919. Na presidência, Olival Costa, de O Estado de S. Paulo.

Internacional

Do noticiário do Correio Paulistano: o governo belga confere condecorações a várias senhoras e cidadãos brasileiros por serviços prestados à casa da Bélgica no Brasil.

Do noticiário do Estadão: Paris, 23. Notícias de Budapeste confirmam a união dos partidos socialistas e comunistas húngaros e acrescentam que os conselhos de operários, camponeses e soldados assumiram o poder, estabelecendo a ditadura. 

1929 – São Caetano Esporte Clube sagra-se campeão do Interior ao vencer o Botafogo, de Ribeirão Preto. O título refere-se ao campeonato de 1928.

1954 – Companhia Cinematográfica Vera Cruz lança o filme Na Senda do Crime, com Miro Cerni, Cleyde Yaconis e grande elenco.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 24 de março:

Em São Paulo, Araras, Cabreúva, Ibiúna, Mococa e Monte Mor

No Rio Grande do Sul, Arroio Grande, Barra Funda, Candiota, Hulha Negra, Sertão Santana e Westfalia

Em Pernambuco, Orocó

Fonte: IBGE

Santos do dia

Oscar Arnulfo Romero y Gadamez

Aldemar de Cápua




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.