Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Questão de Emprego
>
Questão de emprego
Perguntas de uma entrevista de emprego
Por Lucas Nogueira
diretor de recrutamento Robert Half
12/02/2019 | 07:33
Compartilhar notícia


Ainda que você não seja a pessoa responsável pelo preenchimento de uma vaga na empresa, pode ser que em algum dia sua presença seja solicitada para validar a contratação de um candidato, seja pela sua proximidade com a área e o cargo em questão ou outro motivo qualquer. Então, para te ajudar nesse momento, gostaria de indicar cinco perguntas que podem auxiliar na descoberta de detalhes interessantes sobre o perfil do profissional.

1 – O que você busca na sua próxima oportunidade profissional?
É preciso muita atenção aos detalhes da resposta. Por exemplo, se o candidato busca oportunidades que permitam aprimorar as habilidades, ter autonomia ou assumir mais responsabilidades, pode indicar que ele é motivado por razões que vão além do pacote de benefícios.

2 – Como você se vê daqui a três anos?
Aqui é possível entender quais são os objetivos de carreira do candidato. Tenha atenção para respostas que não estejam relacionadas à organização. Em alguns casos, isso pode indicar que o candidato não está muito preocupado em cumprir ciclos dentro da companhia.

3 – Por que você quer trabalhar nessa empresa?
Com essa questão você irá descobrir se o candidato se preocupou em fazer uma pesquisa prévia sobre a companhia. Os profissionais mais preparados vão oferecer respostas personalizadas, demonstrando interesse não apenas pela oportunidade, mas também pela organização.

4 – Dê o exemplo de um desafio que você enfrentou e como superou?
Essa resposta tende a revelar a capacidade do candidato para: reconhecer um problema ou desafio; desenvolver uma solução ou plano de ação; e identificar como suas ações beneficiaram a empresa.

5 – Por que você está em busca de uma nova oportunidade?
Caso ele esteja desempregado, você poderá entender melhor se ele foi demitido ou saiu voluntariamente e se o motivo do desligamento está relacionado ao desempenho, ao comportamento ou a outro fator. Caso ele esteja empregado, é o momento para entender o que o motiva ou desagrada dentro de uma empresa.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.