Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Diarinho
>
Atividades físicas
Verão com exercícios

Arena montada no Sesc Santo André explora atividades físicas para crianças

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
10/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Praticar atividades físicas movimenta o corpo humano. Os reflexos da movimentação podem ser vistos no desenvolvimento saudável dos músculos, prevenção de doenças e otimização do raciocínio. Experiências em torno da prática de ações esportivas incentivam as crianças a se mexerem no circuito Fluxo, montado no espaço de eventos do Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200).

A arena parte da ideia de que existe movimentação contínua de informações e pessoas. Entre as opções de brincadeiras estão mesas de pingue-pongue, obstáculos de madeira, jogos pintados no chão, arcos suspensos e argolas presas em alturas distintas. O importante é não ficar parado e se divertir ao máximo. “Gosto de vir nessas partes diferentes. Todas as vezes que eu visito o Sesc, tudo muda e aparecem coisas para fazer. Essa área nova está bem legal. Ainda acho meio difícil de fazer certas coisas, mas vou tentar até dar certo. Consigo me divertir e subir em alguns lugares”, comenta Enzo Carreiras Souza, 6 anos.

A mãe dos gêmeos Leonardo e Fernando de Souza Costa, 3, de São Caetano, já levou a dupla em diferentes dias para que possam gastar energia nas atrações. “Consigo ficar pulando muitas vezes. É um pouco alto, mas eu consigo passar por ali (apontando o obstáculo)”, diz Leonardo. Ambos costumam pular e dar cambalhotas em casa também.

Segundo Isabela Furlan Gentino, 8, a oportunidade de realizar atividades deve ser aproveitada para conhecer elementos. “Estou me divertindo mais nessa parte da ginástica, com os negócios pendurados. Nunca tinha brincado com esse tipo de coisas antes. Dá para praticar bastante coisa”, afirma a andreense, que contou com a ajuda de monitores para explorar o local.

Desafios prontos para serem enfrentados chamaram a atenção de Daniel Faleiro Garcia, 13. “Só tinha visto esses equipamentos na televisão. No arco, parece que você pode cair a qualquer momento. É legal a emoção e, quanto mais alto, melhor”, explica. “Gostei bastante dos pulos. Você sai correndo, pega o impulso na ‘mola’ e consegue ficar em pé na parte maior. É quase parecido quando brinco em casa”, diz a irmã Taina, 8.

O espaço Fluxo fica montado no Sesc Santo André até dia 5, com visitação de terça a sexta-feira, das 10h30 às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h30 às 18h. A entrada é gratuita.

Vivências especiais mostram diferentes tipos de esportes

Parte da arena Fluxo é formada por áreas que mudam a cada semana. São pontos especiais que são montados de acordo com a agenda (www.sescsp.org.br). As próximas vivências abrem espaço para práticas de patins (até sexta), tênis (até sexta), basquete (entre os dias 16 e 22) e futebol (entre os dias 16 e 22).

Quando o Diarinho passou pelo local, na semana passada, havia colchões e pequenos trampolins para ginástica artística. Também foi possível conferir quadra com raquetes e petecas para partidas de badminton, que nasceu na Índia e foi modificado, a partir de 1870, na Inglaterra.

“O tamanho da rede me chamou a atenção, principalmente por ser mais alta do que a da mesa de pingue-pongue. Tem também a peteca, que cai sem quicar”, diz Antonio Sappracone, 10. Ele teve a parceria do irmão Enrico, 8. “Você pode jogar com outros amigos. E tem que prestar a atenção na peteca, bem mais rápida que uma bolinha normal”, alerta Enrico.

Prática regular ajuda a manter organismo saudável e forte

A prática regular de atividades físicas ajuda a manter o organismo saudável e sempre forte. Todo o esforço realizado tem capacidade de liberar hormônios essenciais para o desenvolvimento, como o do crescimento, e substâncias que aumentam o bem-estar. O cansaço é reflexo do gasto de energia, mas a sensação boa que aparece depois demonstra que a ação diminui ansiedade e combate o mau humor. Entre as melhorias estão a redução de gordura, fortalecimento de ossos e a melhora do desempenho dos pulmões.

O desenvolvimento da coordenação motora grossa (como correr e pular) e fina (a exemplos de desenhar e pintar) é outro fator. Também mostra resultados ao ampliar a capacidade das pessoas em se concentrar e memorizar coisas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.