Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Diário sedia reunião de escritores e poetas

Encontro São Paulo de Literatura será realizado no jornal na próxima segunda-feira, dia 21

Por Ademir Medici
16/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Acreditem: nestes tempos de mídia virtual, há em São Paulo uma editora artesanal que há quatro anos publica pelo menos um livro por mês, livros impresso, todos ligados à cultura, preferencialmente livros de memória. É a Editora Matarazzo, dirigida por uma jovem jornalista, Thais Matarazzo, cuja obra vem sendo publicada, sistematicamente, por esta página Memória. Pois bem, a Editora Matarazzo estará no Diário na próxima segunda-feira, dia 21, estreitando o relacionamento com autores e pesquisadores regionais. E você pode participar. É de graça.

O Diário do Grande ABC será um dos pontos do Encontro São Paulo de Literatura, organizado pela Editora Matarazzo, e com várias parcerias culturais, incluindo o Diário. Escritores e poetas independentes virão a Santo André, capitaneados pela Thais Matarazzo. Falarão de suas atividades. Sortearão livros. Promoverão a proximidade do autor com o público.

Objetivo central: fomentar e divulgar a literatura em São Paulo neste mês do aniversário da Capital paulista, com uma bela esticada até o Grande ABC. “Por meio das atividades desenvolvidas, desejamos demonstrar que a escrita e a produção de textos, como processo de criação artístico-literária, estão ao alcance de todos os interessados, assim como incentivar o hábito da leitura”, descreve Thais Matarazzo.

MEMÓRIA VIVA
O resultado do encontro será publicado aqui em Memória e terá espaço na revista Matarazzo em Foco, já em segundo ano, em versão impressa.

Detalhe que muito honra esta página Memória: a série Encontro São Paulo de Literatura será aberta no Diário, para depois se realizar na Biblioteca Mário de Andrade (dia 24), Livraria Temos Livros, da Avenida São João (dia 26), Biblioteca da Fazesp, na Avenida Rangel Pestana (dias 29, 30, 31 e 1º de março).

A grande final será em 9 de fevereiro, um sábado, na Câmara Municipal de São Paulo, com sessão comemorativa ao quarto ano da Editora Matarazzo e homenagem aos escritores e poetas independentes.

Aos poucos, Memória detalhará toda esta programação, com o convite para que você, leitor de Memória, participe, em especial da abertura segunda-feira próxima.
 

Interação com Facebook
 

‘Contravenção, treino no rumo do poder’

Aguilar de Aguilar & Aguilar, caçado como inimigo público em muitos países por cultivar o feio hábito de detestar e criticar governos ditatoriais e corruptos, está diante de mim.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 15 de janeiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Domingo, 15 de janeiro de 1989 – ano 31, edição 6963

Especial – Empresas disputam mão de obra do ensino técnico; Senai gostaria de competir com o Estado; os grandes investem mais nos funcionários; concorrência torna os salários atrativos. Reportagem: Marli Barbosa.
Grande ABC – Máfia do videopôquer continua a agir na região.
Carnaval 88 – A União Cultural das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Diadema realiza passeata em protesto à não liberação de 100 milhões de cruzados para o Carnaval de rua.
José Augusto, prefeito recém-empossado, confirma a não ajuda. E declara: “Aqui não é o Rio de Janeiro, uma cidade turística, onde há lucro com o evento”.
 

Em 16 de janeiro de...

1919 – A Faculdade de Direito do Largo São Francisco realiza a Festa da Chave, considerada à época a mais tradicional das festas dos estudantes da instituição.
Em meio a várias manifestações, o orador do 5º ano, ao término do curso, entregava a chave simbólica da escola ao sucessor.
No caso, coube a Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, o detentor da chave em 1918, entregá-la ao representante dos quintanistas de 1919, José Alves de Cerqueira César Neto.
Jornais destacam a morte do conselheiro Rodrigues Alves, o presidente da República eleito e não empossado, atacado pela gripe espanhola e que morreu no Rio de Janeiro.
O PRP (Partido Republicano Paulista) perdia a sua maior autoridade, cuja carreira política iniciara-se na Monarquia.
1969 – São Bernardo inaugura o Palácio João Ramalho, a nova sede da Câmara Municipal. A cerimônia de inauguração foi iniciada com a bênção dos microfones e da imagem de Cristo crucificado, no plenário.
Como orador oficial, o vereador Lenildo Magdalena declara: “A crise de fé e o ateísmo são frutos dessa sociedade secularizada pelo avanço técnico-urbano”.
1974 – Prefeitura de São Bernardo inicia a reforma da Avenida Pereira Barreto, a exemplo do que fez Santo André em seu trecho da via.
Atilano dos Santos assume a Seção de Educação Física e Esportes de São Caetano.
 

Hoje

Dia do cortador de cana-de-açúcar. Ou Dia do Boia Fria.

Santos do Dia

- Marcelo I, papa e mártir. Faleceu em Roma em 209. Priscila.
- Os franciscanos Berardo, Vital, Pedro, Acúrsio, Adjuto e Oto. Italianos. Pregaram o Evangelho na Espanha e Marrocos. Foram decapitados em 1226.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 16 de janeiro:
- Em Goiás, Alto Horizonte, Castelândia, Jesúpolis, Nova Iguaçu de Goiás, Panamá e Professor Jamil
- Em Minas Gerais, São Gonçalo do Pará
- No Espírito Santo, Vila Pavão

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.