Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Reforma trabalhista divide opiniões
Do Diário do Grande ABC
11/11/2018 | 08:14
Compartilhar notícia


Reforma trabalhista divide opiniões
Artigo

Hoje a reforma trabalhista completa um ano de vigência. Momento oportuno para avaliar os efeitos que a reforma proporcionou para nosso País. Destaco a expressiva queda nos números de ações trabalhistas em curso na Justiça do Trabalho. Outro aspecto extremamente importante em relação às novidades trazidas com a reforma trabalhista é a questão do aumento dos postos de trabalho, sobretudo da formalização das relações de emprego. Não é possível ainda dizer com segurança que a reforma foi responsável por diminuição do desemprego ou informalidade nas contratações, mas houve queda no número de desempregados, como demonstra os últimos índices do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A reforma trabalhista, embora rejeitada por muitos, foi imprescindível, afinal legislação do ano de 1943 necessitava ser submetida a uma reforma, já que se passaram 74 anos. No decorrer desse tempo, diversas mudanças estruturais se fizeram presentes e não poderia ser diferente com as relações trabalhistas. Ainda precisamos de mais tempo para a adaptação da reforma, principalmente por parte dos sindicatos dos empregados e empregadores.

Com a nova cultura que a reforma nos apresenta, destaco a modalidade do contrato de trabalho intermitente, que é aquele onde o trabalhador é registrado em carteira e o pagamento pode ser determinado por hora, dia, semana ou mês. E o mesmo é convocado para o trabalho quando existe demanda. É modalidade muito atrativa para hotéis, pousadas, restaurantes e bares.

Ainda, foram modificados mais de 100 artigos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Destaco como as dez principais mudanças férias, troca do dia de feriado na semana, banco de horas, acordo de rescisão de contrato, funcionários terceirizados, jornada de trabalho por tempo parcial, relação com sindicatos, contratação de trabalhador autônomo, contrato de trabalho intermitente e home office, ou teletrabalho. A reforma trabalhista causou muita polêmica dentro do universo jurídico, mas é necessário entender que a CLT já estava com 74 anos, e nos atuais tempos causava prejuízos para a sociedade como um todo, encarecendo o chamado ‘custo Brasil’, e afastando investimentos internacionais, além de sufocar o empresário brasileiro.

Asseguro dizer que muitas pessoas estão em cima do muro com relação à reforma trabalhista, sem saber ao certo das vantagens e desvantagens, por questão de ceticismo. Mas, para sanar tal dúvida, é necessário analisar a reforma sob duas óticas: a dos empresários e a dos trabalhadores. E, principalmente, pensar em futuro melhor para o nosso País e às gerações que virão.

Eduardo Marciano é gerente de departamento pessoal da empresa King Contabilidade.

Palavra do Leitor

Futuro
A esperança então agora tem nome: José Henrique Germann Ferreira, futuro secretário de Saúde do Estado (Política, dia 9). Vamos confiar e acreditar que o governador eleito João Doria e seu secretário concluam a descentralização da farmácia de alto custo do Hospital Mário Covas, em Santo André, logo no início da gestão. Assim, demonstrará que seu futuro governo vai ter olhar mais humano, voltado de fato para a população e não para seus interesses. O Grande ABC ficará de olho!
Thiago Scarabelli Sangregorio
São Bernardo

Laurinho
Fico imaginando como Lauro Michels Sobrinho, prefeito de Diadema, se desvirtuou tão fácil assim dos ensinamentos de seu falecido pai, Ademar Boaventura Michels, que, desde o nascimento do primogênito, já afirmava que ele seria o futuro chefe do Executivo de Diadema. E eu tive a oportunidade de testemunhar isso, inclusive publicando em meu antigo jornal. E, para tanto, foi preparando o popular Laurinho para sempre trilhar o caminho da responsabilidade e do Direito. Agora só resta ao prefeito torcer para que a denúncia do Ministério Público – corre o risco de ser condenado por improbidade administrativa – não seja acatada pelo juiz e saia ileso dessa demanda (Política, dia 8). E que comece a mostrar para que foi eleito.
Arlindo Ligeirinho Ribeiro
Diadema

QualiSaúde
Vejo em redes sociais notícias divulgadas por pessoas desqualificadas, de ideologias abstratas, sobre descasos na área da Saúde em Santo André. Informo que nossa cidade nunca esteve tão bem estruturada como agora nessa área. Lembro aos descontentes que nem tudo é mar de rosas. Tudo ao seu tempo, basta apenas um pouco de bom-senso e compreensão de todos às novas estruturas de trabalho e readequações na área médica e na distribuição de medicações. Aos poucos tudo vai se acertando. Lembro, também, que em outras cidades da região não existe nem a metade dos serviços prestados em Santo André. Então, antes de julgar é importante observar o passado de descasos no município. Parabéns, prefeito Paulo Serra! Você faz a diferença.
Edson Campelo
Santo André

Lixão
A esquina da Rua Pedro Góes com a Avenida Pedro Américo, na Vila Homero Thon, em Santo André, se tornou verdadeiro lixão, com montanha de resíduos de toda espécie. A Prefeitura deveria tomar providências, como, por exemplo, colocando duas ou três caçambas no local, porque não há como os coletores de lixo resolverem o problema. Todos os domingos há feira livre na Avenida Pedro Américo, e justamente nesta esquina é onde começam as instalações da feira.
Kiyoshi Ikeda
Santo André

Exemplo
Vereador Samuel Enfermeiro, de Mauá, o senhor demonstra ser homem digno do cargo que ocupa na Câmara da cidade (Política, dia 8). Quer trabalhar em prol de toda a comunidade e de seu município, abrindo mão de todos os benefícios como edil (durante 25 meses).Quanto seria bom se os demais vereadores e o prefeito seguissem o exemplo desse verdadeiro brasileiro. Hoje nossa classe política, em todos os níveis, está enojando os brasileiros. Parabéns! E que seus colegas sigam tão nobre exemplo.
Elcio Carvalho
São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.