Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Clássicos do Diário há 60 anos: Campanella perde e depois ganha
Ademir Medici
10/11/2018 | 15:47
Compartilhar notícia


 A vitória de Jânio Quadros recebeu muito espaço na imprensa do Grande ABC, abrindo uma exceção na cobertura quase toda regional que se fazia até então. A coluna Mirante Político do News Seller, o semanário que antecedeu o Diário do Grande ABC, buscou analisar os resultados das eleições presidenciais de 1960.

Em São Caetano, Oswaldo Massei foi o grande vencedor. Os seus candidatos – Jânio e Milton Campos, este candidato a vice-presidente – obtiveram expressiva vitória na cidade. Para o colunista do NS, os resultados das eleições presidenciais teriam alguma influência sobre as eleições municipais de 22 de março de 1961

“Recorde-se que o Sr. Campanella apoiou publicamente o Sr. Ferrari (Fernando Ferrari, outro candidato a vice-presidente), que se classificou em último lugar”, escreveu o jornalista.

Na verdade, Campanella daria a volta por cima. Ganhou as eleições para prefeito de São Caetano em 1961.

Em São Caetano, os resultados do pleito presidencial de 1960 foram estes: Jânio, 18.654 votos; Adhemar, 8.863; Lott, 5.915; os candidatos a vice-presidente tiveram as seguintes votações: Milton Campos, 15.689; João Goulart, 11.897; Ferrari, 4.261.

AMANHÃ

Carta aberta a Jânio.

O Cesa dá exemplo

E esta escola faz memória. E das boas

“Só existe uma coisa melhor do que fazer novas amizades: é conservar as velhas.”

Elmer G. Letterman, pensamento citado no convite para o reencontro da ‘tchurma dos bons tempos’ do Colégio Estadual de Santo André, ontem realizado.

Quarta-feira passada nós tivemos uma manhã deliciosa na Redação, com a presença de quatro representantes dos primeiros alunos do Colégio Estadual de Santo André, a atual Escola Estadual Visconde de Taunay, que está celebrando jubileu de ouro. Helena Balaguer, Maria Aparecida Pereira (a Leninha), Marco Antonio Tomé e Gilson Fernandes vieram divulgar o encontro dos ex-alunos e professores da escola, marcado para ontem à noite no Primeiro de Maio.

Em 2003, Memória havia divulgado as comemorações dos 30 anos de formatura da primeira turma do colégio, em 1973. Quinze anos depois, tamanha foi a nossa alegria ao verificar que aquelas matérias fazem parte de um livro virtual em pleno processo de elaboração.

Na Redação, os quatro ex-alunos identificaram os colegas da foto hoje publicada. E alguns planos foram traçados para que novos registros sejam feitos sobre os 50 anos – já 51 – da escola aniversariante. Até como exemplo para outros estabelecimentos educacionais do Grande ABC. Informaremos.

LINHA DO TEMPO

(Por Leninha)

1967 – O Colégio Estadual de Santo André inicia suas atividades. Localização: Rua Suíça, Parque das Nações. Professora: Niva Gomes.

1969 – A escola muda para a Rua Oratório, 1.458, propriedade dos frades franciscanos da igreja do Bonfim.

1971 – Inicia-se a primeira turma do curso colegial.

1972 – Professora Nilza Maria Gamba assume a direção da escola.

1973 – Forma-se a primeira turma do colegial.

2003 – O antigo Colégio Estadual de Santo André está situado na Rua Friburgo, 78, na Vila Matarazzo. Sua denominação é EE Visconde de Taunay.

2017 – Cinquenta anos da escola, agora celebrados pelos ex-alunos, com livro e muita nostalgia.

Interação com Facebook

‘A última tentação do brasileiro’

Apesar de as pessoas estarem indo cada vez menos ao cinema e muitas salas exibidoras mudarem de ramo de atividade, há certos filmes que parecem abalar os alicerces do mundo.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 11 de novembro de 1988 e transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 11 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6907

Manchete – Conflito ameaça a democracia no País, diz o deputado Ulysses Guimarães. Noticiava-se o embate em Volta Redonda entre trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional e tropas do Exército e PMs.

Feira da Bondade – Começa a 12ª edição no Parque Duque de Caxias, hoje Celso Daniel, em Santo André.

Em 11 de novembro de...

1918 – A gripe espanhola lota os jornais de anúncios fúnebres. Centenas de mortes. Morrem o vigário da Barra Funda, o advogado, o enfermeiro mor e a enfermeira mor da Beneficência Portuguesa, o capitalista, o jovem médico de 25 anos, o professor de música de Santo Amaro, o agricultor de Santa Bárbara...

Os jornais diminuem o número de páginas, pois vários jornalistas e funcionários estão afastados do trabalho vitimados pela Influenza.

Hoje

Dia do Diretor de Escola

Dia do Soldado Desconhecido

Santos do Dia

Martinho de Tours (Panônia, hoje Hungria, 316 – Candes, França, 397). Missionário e bispo de Tours.

Tornou-se o primeiro santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e também um dos santos mais populares da Europa medieval.

Mena

Verano

Vitorino




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.