Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Como usar a tecnologia nas escolas?
Por Do Diário do Grande ABC
07/11/2018 | 11:35
Compartilhar notícia


Artigo

O uso da tecnologia em sala de aula é tema que gera opiniões diversas, especialmente por parte dos profissionais da área de Educação. Entretanto, hoje, a tecnologia está presente no cotidiano da maioria dos alunos, e a tendência da utilização de recursos que atendam essa demanda, em sala de aula, só cresce. De acordo com a pesquisa do TIC Educação e do Cetic (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), em 2016, 52% das escolas utilizavam o celular para realizar atividades com os alunos. Desta forma, para ajudar professores a fazerem uso adequado desses recursos, elaboramos lista de aplicativos e sites que podem auxiliar no conteúdo disciplinar e no aprimoramento da língua inglesa.

– Disciplina em sala de aula – o Bouncy Balls é site que mostra aos alunos se o volume da conversa em sala de aula está muito alto. Com o auxílio visual, a criança enxerga por meio da oscilação de bolinhas que ela deve diminuir seu tom de voz. Este é recurso lúdico e eficiente para ser utilizado em momentos em que o silêncio e a concentração são necessários para que o professor consiga ministrar a aula aos alunos. Nesse sentido, existe também o ClassDojo, app (aplicativo) que cria grupos aleatórios, possui ‘timer’, comunicados para reunião de pais e até mesmo ideias para compor a decoração da sala de aula.

– Aplicação de conteúdo – o Mentimeter possibilita ao aluno criar suas respostas e não o limita à resposta pronta do professor. A plataforma permite que o estudante responda em forma de parágrafo ou palavra, criando gráficos ao vivo e questões abertas. Basicamente, o professor elabora a pergunta no site e, depois, coloca na tela. Assim, o aluno entra no site e digita o código usando o tablet ou celular. Já o LearningApps é site em que os alunos não precisam dos dispositivos móveis e o professor tem como opção utilizar a lousa interativa para os games. Ele conta com várias possibilidades, como atividades em pares, timeline, ordenação (história, matemática e outras), questões de múltipla escolha, além de jogos como caça-palavras, forca, cruzadinha, memória, entre outras. É possível ainda fazer o matching com imagens, áudio e texto. O áudio já vem automático no próprio site e o professor pode salvar os jogos e também usar o banco de dados de questões já existentes.

Essas dicas não só servem para quebrar paradigmas como tornar as aulas mais ricas, criativas e interativas. O uso da tecnologia em sala de aula veio para abrir horizontes e mostrar inúmeras possibilidades para trabalhar a colaboração e interação, para ensinar a compartilhar e para mostrar aos professores e alunos que a aprendizagem pode ocorrer em muitos ambientes, inclusive no virtual.

Anatevka Guedes é gerente acadêmica do programa de Educação bilíngue Systemic Bilingual.

Palavra do leitor

Previdência
Muito se fala sobre a situação financeira da Previdência Social, em ‘estado’ de falência. Mas o que muitas pessoas não sabem e o governo não diz é que essa situação vem de muitos anos atrás, quando o porta-voz de Tancredo Neves, o senhor Antonio Brito, achou que seria justo que os trabalhadores do campo na produção de nossos alimentos – que na época tinham meio salário mínimo – recebessem salário inteiro. Não que não merecessem, só que eles não pagavam nada para a Previdência, mas foi concedido a eles esse aumento. Justo. Só que esse acréscimo deveria ser retirado de fundo do governo e não da Previdência. É fácil dar esmola com chapéu dos outros. A partir daí começou a falência de nossa Previdência. E para evitar o rombo constante foi que Fernando Henrique Cardoso sancionou o tal fator previdenciário, para reduzir as aposentadorias.
Copiniano de Souza
São Bernardo

É automático
Meu filho tem veículo top de linha e recebeu notificação de multa no km 18 da Via Anchieta, por estar com o farol baixo durante o dia. Mas o veículo dele tem luzes de LED, que se acendem tão logo o veículo é ligado. É automático, o que o Contran aprovou em junho de 2016. Mas São Bernardo não segue. Afinal, o Contran é órgão normativo ou meramente sugestivo, como dá a entender os órgãos de trânsito de São Bernardo? O Brasil não tem infraestrutura de transporte público e suspender ou cassar a CNH de alguém é tirar-lhe inclusive o emprego. Pelo direito universal, pela Constituição e o Código Penal ‘cabe ao acusador o ônus da prova’. E a maioria das multas na cidade é na base da canetada, sem fotos ou abordagem (sem provas), por pessoas que se escondem atrás de árvores. Por um ‘Procon do trânsito’, ligado ao Ministério da Justiça, com pesadas multas a quem é responsável pelo trânsito, para moralizar esse setor tão desacreditado. Só assim seremos julgados por quem entende de leis e não somente de arrecadar!
Aguinaldo Parreira
São Bernardo

Caos na farmácia
Será que nem todo transtorno causado à população que esteve no dia 5 na farmácia de alto custo do Hospital Mário Covas, em Santo André, consegue sensibilizar os responsáveis, se é que podem ser considerados responsáveis? (Setecidades, ontem) Não podemos aceitar total descaso com as pessoas, face um problema que se arrasta há anos e nada é feito. É muito fácil para alguém da Secretaria de Estado da Saúde dizer que o caso citado se deu devido ao feriado da semana passada. Chega a ser digno de ridicularizar tal resposta, como se fosse a primeira vez que as pessoas esperam por horas para conseguir retirar seus medicamentos. Ao invés de ficarem dando desculpas desqualificadas, assumem a responsabilidade e concluam logo a descentralização, olhem para as pessoas com um olhar mais humano, se coloquem no lugar delas e façam o que tem que ser feito. Parem de ficar dando desculpas, de ficar jogando para outras pessoas e resolvam o quanto antes.
Thiago Scarabelli Sangregorio
São Bernardo

Voltas
O PT passou durante meses lutando em todas as instâncias judiciais e políticas para conseguir sem sucesso tirar o juiz Sérgio Moro da jurisdição dos processos que involucravam Lula (Política, dia 2). Depois de perder as eleições, de repente do nada surge uma escolha do eleito presidente Bolsonaro, o mais ferrenho adversário do PT, indicando o juiz para o cargo de ministro. A aceitação do cargo implica na exoneração do juiz e consequente saída do julgamento dos processos da Lava Jato. De repente, também, parece ser que a juíza substituta de Moro nos processos que envolvem Lula e o PT é ainda mais severa em seus juízos do que o próprio juiz que o PT desejava ver fora deles (processos). Moral da história: muitas vezes a luz no fim do túnel pode ser uma locomotiva sem freios a nos atropelar.
Ruben J. Moreira
São Caetano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.