Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
Comunistas e burguesia na campanha presidencial
Ademir Medici
07/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Noticiário do News Seller do comício realizado em 18 de setembro de 1960 em São Caetano:

(...) É interessante frisar que o representante dos comunistas (Miguel Jorge Nicolau) teceu largos elogios, por engano, ao que parece, à pequena e média burguesia, e aos motoristas de táxi que se revoltaram recentemente contra a aplicação do exame psicotécnico, contrariamente, portanto, aos interesses da população.

O representante de João Goulart (coronel Joaquim Gouveia), com palavras afetuosas, procurou agradar os ademaristas, afirmando que o sr. Adhemar de Barros, embora seja um homem bom e honesto, não tem possibilidade para ganhar as eleições de outubro, devendo os seus votos ser dados ao marechal Lott.

Era a cidade de São Caetano, toda política, participando da campanha presidencial.

AMANHÃ

De olho nos estrangeiros.

O prefeito, o vereador e a praça

Segunda-feira, 7 de novembro de 1988. O que faziam o prefeito Walter Braido e o vereador Cláudio Demambro, presidente da Câmara Municipal, sentados na praça em frente ao Paço Municipal de São Caetano?

A resposta foi dada no dia seguinte pelo Diário. Prefeito e vereador aguardavam, tranquilamente, que uma vistoria fosse feita no prédio em busca de bombas que ali teriam sido colocadas.

Não havia bomba alguma, nem no Paço, nem no Fórum. Boataria apenas. E de muito mau gosto. Coisas da política municipal em tempos de eleições. Mas a notícia rendeu belas fotos.

Interação com Facebook

“Campanha acima de qualquer suspeita”

Caros eleitores, minhas queridas gatinhas eleitoras, meu nome e Mandrião Rufino, o conhecido ratão das dondocas. Espero contar com o apoio de vocês para me eleger e gerir os destinos da cidade.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 6 de novembro de 1988 e transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Domingo, 6 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6903

Política – Eleições municipais. Frevos, marchas-rancho e sambas embalam as campanhas no Grande ABC.

Cultura & Lazer – As imagens de Loyola Brandão em meio à crise. “Há uma crise de imaginação na literatura neste momento”, declarava o escritor à jornalista Maria Angelica Ferrasoli.

Memória – Em São Bernardo, a Rua Marechal Deodoro de paralelepípedos.

Memória Eleições – São Caetano e Rio Grande (da Serra) vão às urnas pela primeira vez.

Em 7 de novembro de...

1918 – É bastante elevado o número de pessoas da região que estão atacadas da gripe espanhola, muitas das quais gravemente.

A epidemia impera com maior intensidade em Paranapiacaba e São Caetano, onde já foram verificados diversos casos fatais.

Um novo posto foi criado. Fica na sede do Primeiro de Maio FC. Com médicos e enfermeiros adoecidos, o posto é dirigido pelo professor José Augusto Leite Franco, diretor do grupo escolar do Distrito de Santo André e irmão do prefeito Saladino.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os alemães batem em retirada em toda a frente.

1953 – Inaugurado o posto do Samdu (Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência), órgão do Ministério do Trabalho, na Rua Bahia, 296, em São Caetano.

Começa a quermesse da Vila Paula, em São Caetano, pró-construção da capela do bairro.

1968 – Inaugurada a nova sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista.

1973 – Estréia no Teatro Conchita de Morais, em Santo André, comédia de Raimundo Magalhães Junior, com Dercy Gonçalves.

Hoje

Dia do Radialista, para lembrar o dia do nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso

Santos do Dia

Carina

Prosdócimo

Amaranto

Pedro de Ruffia – ou São Rufo, bispo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.