Esportes Titulo Futebol regional
A caminho da batalha na Segundona
Fernando Cappelli
do Diário do Grande ABC
04/03/2011 | 07:20
Compartilhar notícia


Investimentos modestos e planejamentos embrionários não tiram da trinca de clubes do Grande ABC a vontade de brilhar em mais uma edição da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

Grêmio Mauaense, EC São Bernardo e Palestra representarão a região em 2011 no torneio, que começa no dia 30 de abril.

Basicamente, a Segundona trará o sistema etário sub-23. Cada time pode ter até oito jogadores no elenco com idade acima do limite, mas apenas três podem ser usados por partida.

Das equipes locais, pode-se dizer que o Mauaense sai na frente no quesito experiência, pelo trabalho mais sólido fora de campo. O clube novamente contará com o respaldo do São Bernardo FC, com quem mantém parceria desde o ano passado.

O presidente do Tigre, Luiz Fernando Teixeira, ressaltou que a cúpula mais uma vez trabalhará firme na estruturação da equipe de Mauá.

Já foram realizadas obras de restauração do gramado e dependências do Estádio Pedro Benedetti, que deve ser liberado para uso em breve.

Todos os atletas da base do São Bernardo serão disponibilizados. "Obviamente, acesso é lei. Precisamos de mais um clube da região na elite o mais rápido possível", disse Teixeira.

A filosofia também inclui utilizar peças de mais experiência, que devem ser apresentadas em abril. "Atualmente, temos jogadores no Campeonato Mato-grossense e na Série A-3 do Paulista, que complementarão o grupo assim que as competições terminarem", comentou.

Parte do elenco já iniciou os primeiros trabalhos físicos nesta semana e começa todo o treinamento técnico logo pós o feriado de Carnaval.

Para o comando do Grêmio Mauaense, uma lista de cinco opções já foi apresentada pelo coordenador de base e do profissional do Tigre, Edson Boaro. "Um dos nomes que estão próximos de acordo é Souza, treinador do primeiro acesso do São Bernardo, em 2006", adiantou Teixeira. " A Segundona é extremamente contundente. Vontade sempre supera a técnica. É preciso ter alguém de pulso firme como técnico", emendou.

 

EC São Bernardo confiante em acesso a curto prazo

Para a Segundona deste ano, o EC São Bernardo apostará em parte do time sub-20 que ficou em terceiro lugar no Estadual da categoria no ano passado. Mas a base do grupo terá como destaque atletas de 24/25 anos, com mais vivência no futebol, também anunciados pela diretoria.

O trabalho será a continuação da filosofia implantada pelos novos parceiros da diretoria, que reativou o futebol profissional no clube em 2010, após seis anos parado.

Mesmo com o pouco tempo, a intenção é clara. "Não temos mais interesse em planejamento a longo prazo. A intenção em ter mais atletas com idade mediana é justamente faturar o acesso neste ano para ganhar credibilidade e fortalecer o São Bernardo", explicou Giggio, vice-presidente do clube.

O elenco já foi apresentado nesta semana e ficará sob o comando de Júlio César Passarelli, o mesmo do time sub-20. Os treinamentos começam na próxima semana.

 

Reestruturação no Palestra visa andar com próprias pernas

O Palestra pretende andar com as próprias pernas a partir de futuro próximo. Para isso, realiza desde o fim do ano a reestruturação física e a profissionalização da diretoria de futebol do clube, visando colher os frutos o quanto antes.

Em um primeiro momento, a equipe de São Bernardo dependerá de alguns parceiros, mas a intenção é "seguir a vida solo", como diz o diretor de futebol Flávio Alves.

"Já entrei em contato com o Santo André, que deve nos emprestar quatro ou cinco jogadores, o Santos outros quatro, e ainda estamos tratando com São Caetano e Portuguesa. O início do trabalho vai ser dessa forma, mas a partir de um segundo momento, quando tivermos mais retorno financeiro com algumas das nossas ações (como aluguel do ginásio, escolinha de futebol do Palestra e academia), andar com os próprios pés. É isso que vai dar segurança e retaguarda para o nosso trabalho sem depender de terceiros", diz.

O time inicia os trabalhos de campo no dia 10 e a comissão técnica ainda será definida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;