Setecidades Titulo Santo André
Menina carente vive dia de princesa fora do comum
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
25/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A estudante Thainá Lacerda, 7 anos, viveu ontem um dia diferente. Junto de cerca de 30 colegas da comunidade carente Espírito Santo, no bairro Cidade São Jorge, em Santo André, a sorridente menina teve a oportunidade de conhecer de perto um pouco mais da rotina de policiais militares do Estado no Corpo de Bombeiros, Cavalaria e Grupamento Aéreo.

Thainá foi vencedora de sorteio em festa do Dia das Crianças realizada no ano passado pelo Serviço Voluntário de Apoio à Criança. O organizador do evento, Edson Campelo, explica que realiza a atividade há cerca de 28 anos com apoio de parceiros. "Nossa proposta é aproximar a comunidade da polícia."

O dia começou cedo para a família da autônoma Maria Rosicleia Francalino da Silva, 39. Ela acordou às 5h30 para arrumar a filha Thainá. Além de vestido branco de princesa doado por uma loja de noivas, houve penteado e maquiagem especial. "Ela estava ansiosa para que chegasse esse dia." O toque final foi a luva, aos moldes da personagem favorita da novela Carrossel, do SBT, Maria Joaquina.

Apesar de ser classificada como Dia de Princesa, a atividade não seguiu os padrões, com salão de beleza, compras ou banquete. A proposta foi de uma visita educativa. A estudante, que está no 2º ano do Ensino Fundamental, seguiu em carro aberto e os amigos em ônibus escoltado por dois policiais militares. Por onde passava, o grupo despertava a atenção de curiosos.

A comitiva partiu do núcleo Espírito Santo às 9h30 e seguiu para o 1º SGB (Subgrupamento de Bombeiros) PB (Posto de Bombeiros) da Vila Lucinda, em Santo André. Além de conhecer o quartel, a criançada se divertiu com a demonstração do uso da mangueira contra incêndio e explicações sobre cada carro e equipamento.

Depois de pausa para o lanche, o segundo destino foi o Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, no bairro da Luz, na Capital. Além do brilho nos olhos, a euforia a cada relincho dos cavalos da corporação foi acompanhada pelos celulares, que registravam o momento. "Vou guardar a foto de lembrança e mostrar para os meus pais", diz o estudante Ronaldo Ribeiro, 10.

Embora tivesse dito no início do dia que estava ansiosa para ver os cavalos, Thainá ficou com medo dos animais. "Eles são muito grandes", afirmou a respeito dos cerca de 300 equinos da raça BH (Brasileiro de Hipismo).

O dia de atividades foi encerrado por volta das 15h com visita ao Grupamento Aéreo da Polícia Militar, no Campo de Marte, também na Capital. Bastou entrar no hangar para que todos corressem para tirar foto no helicóptero Águia da Polícia Militar. "Foi a parte que mais gostei", garante Thainá.

Passada a animação por tocar no veículo de resgate aéreo, o silêncio e a atenção tomaram conta do local enquanto o Sargento Afonso dava explicações sobre como é feito um resgate e qual a utilidade de cada equipamento. "Esse momento é fundamental para que seja despertada a vontade pela profissão, principalmente por parte das mulheres", esclarece o sargento Isnaldo. Isso porque, segundo ele, apesar de o grupamento aéreo existir desde 1984, faz menos de um ano que se formou a primeira mulher piloto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;