Cultura & Lazer Titulo Turnê
Sons da Índia na região

Espetáculo 'Music of Joy' traz dançarinos e instrumentistas para difundir a cultura indiana

Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
05/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O público do Grande ABC terá neste sábado, às 16h, na Fundação Santo André, a chance de usufruir gratuitamente de paz e serenidade. Isso é o que propõe o espetáculo internacional Music of Joy 2009 (em português, música da alegria), que será promovido pela Sociedade Sahaja Yoga do Brasil no Auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Há 20 anos, a entidade divulga as manifestações artísticas da cultura indiana, alvo de crescente interesse do grande público devido ao sucesso da novela global Caminho das Índias. Realizado pela primeira vez na região, o evento inclui apresentações musicais e números de dança. Integra uma turnê nacional que, até abril, passará por capitais como Belo Horizonte e Brasília.

Entre os destaques das duas horas de programação estão o bailarino e cantor indiano Sandeep Bodhanker e o artista russo Andrey Mikhaylov - virtuose da tabla (instrumento percussivo composto por um tambor grave e outro agudo). Participam ainda a russa Svetlana Brandi (que toca harmônio, um pequeno órgão de fole) e o violinista Bruno Descaves.

As apresentações serão baseadas em ragas (músicas clássicas da Índia), consideradas como orações. "Essas canções foram descobertas por ascetas em meditação e levam a pessoa a entrar em contato com sua espiritualidade", explica o coordenador da Sahaja Yoga no Estado, Prasad Rao.

Nascido em Malore, cidade da região Sul do território indiano, Rao é engenheiro mecânico e fixou residência no Brasil há 15 anos, após uma visita para a divulgação dos preceitos da entidade, que oferece cursos gratuitos de meditação para cerca de 500 praticantes. Não há sede no Grande ABC.

Perguntado sobre Caminho das Índias, o coordenador disse que não acompanhava o folhetim. Mas ressaltou pontos em comum entre os hábitos de seus conterrâneos e os nacionais. "Assim como aqui, o povo é muito acolhedor e dá muita importância à família".

DANÇA - Durante o Music of Joy 2009, haverá performances de dança no secular estilo kuchipudi, em que as coreografias reproduzem episódios de escrituras sagradas do hinduísmo. "Começaremos com uma dança típica de abertura de festividades que presta homenagem a Ganesha, divindade muito popular representada por um menino com cabeça de elefante. Ele simboliza a inocência e a sabedoria", conta a professora de dança Ana Cláudia Paiva, que leciona em Vitória, no Espírito Santo.

Music of Joy 2009 - Sábado, às 16h. Na Fundação Santo André - Avenida Príncipe de Gales, 821. Tel.: 4979-3300. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;