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Novidades pós-carnaval

Três emissoras apostam na temporada pós-carnaval para trazer novas atrações televisivas para o público

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/03/2009 | 07:00
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Três emissoras apostam na temporada pós-carnaval para trazer novas atrações para o público. A CNT segue a tendência da mescla de informação com entretenimento. Os realitys show são a arma do SBT para conquistar a audiência. Já a MTV se torna a prova de que a internet invadiu o mundo televisivo.

Algumas das novidades já ganham a telinha a partir desta segunda-feira. É o caso do programa Notícias e Mais, na CNT, que une as notícias mais importantes do momento com as novidades do mundo do entretenimento. A atração, que vai ao ar para todo o Brasil de segunda a sexta das 12h30 às 14h, é comandada pelo apresentador Leão Lobo, a ex-âncora Adriana de Castro e o jornalista Rony Curvelo.

"É uma revista eletrônica e segue uma tendência mundial, com vários apresentadores interagindo", diz o diretor geral do programa, Marcus Cacais.

Ao lado do trio de apresentadores, também fazem parte do time Celso Russomano, que retoma seu quadro de defesa do consumidor, o empresário Marcelo Frisoni - marido de Ana Maria Braga -, que tentará resolver pendências do Poder Público, e a bandeirinha Ana Paula de Oliveira. A musa dos gramados irá fazer matérias esportivas e não se restringirá ao mundo do futebol.

Segundo Cacais, o sucesso desse tipo de atração aponta uma mudança não somente das emissoras, mas também dos telespectadores. "O perfil dos programas mudou, pois o perfil do público também se alterou. As pessoas estão mais antenadas no que ocorre no mundo. Para isso, procuramos desenvolver melhor as pautas, que estão mais diversificadas."

Identificação - O SBT traz duas novidades esta semana em relação a realitys show. O programa 10 Anos Mais Jovem, que vai ao ar às sextas, às 20h, tem o intuito de resgatar a autoestima de seus participantes e deixá-los com uma aparência mais jovial, sem intervenções cirúrgicas. A apresentação fica a cargo de Ligia Mendes, ex-Ídolos e Astros.

Já o Esquadrão da Moda, atração das terças, às 20h, faz com que mulheres de estilos duvidosos se submetam a um banho de loja e recebam dicas de como se vestir melhor. A modelo Isabella Fiorentino e o stylist Arlindo Grund comandam a atração.

Ambas atrações são versões nacionais de reality shows que fazem sucesso na TV paga. "Os realitys são sucesso no mundo todo. Com o tempo, eles caminharam para o fato de trabalharem com personagens reais. A identificação criada por esses personagens traz a audiência", explica o diretor de 10 Anos Mais Jovem, Ricardo Perez.

Também à frente do Supernanny, outro ‘programa de realidade' do SBT, Perez acredita que o grande mercado de programas da rede fechada precise ser garimpado até se encontrar algo que possa dar certo nas emissoras abertas.

"Há alguns programas específicos para a TV aberta e é preciso saber lidar com essa diferença. Precisamos analisar e encontrar atrações que agradem a diferentes públicos", diz

Da internet para a TV - Diferentemente das outras emissoras, a MTV opta por grandes mudanças em sua programação e aposta em oito programas curtos, de no máximo 15 minutos, para segurar a audiência. A mentalidade foi adotada graças a Marcelo Adnet e seu 15 Minutos, maior sucesso da casa em 2008.

Entre as novidades, destaque para o Furo MTV, comandado por Dani Calabresa e pelo ator Bento Ribeiro - conhecido por seu trabalho como o personagem Juca, na novela A Favorita. "O Bento fez um teste em 2007 e chamou a atenção, mas na época não tínhamos um formato para ele. Ele tem um humor irônico e muita bagagem para falar de notícias", lembra Raquel Affonso, gerente de programação da emissora. A atração tem espaço na grade de segunda a sexta, às 22h15.

De olho no que surge no mundo cibernético, muitas idéias (e participantes) dos novos programas nasceram na internet. É o caso do grupo Os Barbixas, que se unem a Marcos Mion e seu Quinta Categoria. "A MTV se rendeu à internet. Pegamos o ‘inimigo' e o incorporamos à programação. Nosso trabalho é ficar atento. A conversão de plataformas realmente aconteceu aqui", afirma Raquel.

Outra mudança é o retorno do investimento em música, que vinha ficando cada vez mais de lado nos últimos anos. "Queremos falar com um público mais velho por meio de programas sérios e com informações relevantes. A ideia é conversarmos com o público dos 20 e poucos anos".




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