Diarinho Titulo Tira-dúvidas
A água pode acabar?
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
17/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 

A maior parte da Terra (cerca de dois terços) é composta por água. No entanto, apenas uma pequena quantidade é potável. Para se ter ideia, de cada 1.000 litros, só dois são apropriados para o consumo. Se a humanidade não mudar seus hábitos, ela poderá acabar nas próximas décadas.

Há vários motivos para que isso ocorra, entre eles o desperdício em casa. Perde-se muita água com vazamentos, torneira ligada sem necessidade e banhos demorados. Outro problema grave é o aumento da poluição de mananciais, rios, lagos e lençóis freáticos (água que fica embaixo da terra).

Além disso, a distribuição do líquido pelo planeta é irregular. Enquanto moradores da Amazônia têm acesso a muita água, existem locais em que ela sempre falta. É o caso de cidades do Nordeste, da África Subsaariana (região ao Sul do Deserto do Saara) e da Índia. Isso acontece porque, dependendo do clima e da quantidade de vegetação, a pouca chuva não é suficiente para abastecer rios, lagos e poços. Países ricos que vivem nessas condições, em geral, importam água de outras nações. Já a população pobre é obrigada a tomar a que está suja ou contaminada. Desse modo, também adoece com mais facilidade.

Outro fator é que a população mundial cresceu muito com o passar dos anos. Hoje, com cerca de 7 bilhões de pessoas no planeta, o consumo é maior do que a produção natural. Por isso, cada um deve fazer sua parte. Que tal aproveitar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, para lembrar a família e os amigos sobre a importância de preservá-la?

 

Como evitar o fim da água potável?

Uma das soluções para impedir que a água potável termine é transformar o esgoto, seu maior poluidor, em energia. A matéria orgânica (cocô, xixi e restos de comida) pode virar biogás (mistura de gases) e, em seguida, energia elétrica. No Brasil, isso ocorre na Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri e numa estação montada em São Paulo por alunos da Escola Politécnica da USP.

Vale também reutilizar a água da chuva para lavar o quintal, carro e usar na descarga. Edifícios novos já possuem sistemas que executam a tarefa.

Tem companhias de saneamento básico que tratam o esgoto e aproveitam a água obtida para irrigar jardins e praças. Além disso, as empresas devem ficar atentas aos encanamentos, pois há grande desperdício quando estão furados.

 

Saiba mais

Cerca de 800 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, segundo a ONU. Acredita-se que até 2025 dois terços da população sofrerão com o problema.

Calcula-se que somente 2,7% de toda a água do planeta seja doce. E a maior parte dela está congelada nas geleiras. Apenas 0,4% encontra-se em estado líquido e disponível para o uso.

Os alunos do 1º ano A da Emeb Salvador Gori, de São Bernardo, têm medo de que a água potável acabe. Eles aprenderam que a humanidade não conseguiria sobreviver sem ela. No entanto, sabem que todos podem evitar que o pior aconteça. Na opinião da turma, a melhor solução é economizar e reutilizá-la sempre que for possível.

Consultoria de Alan Rosendo, biólogo da Secretaria do Meio Ambiente de São Caetano.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;