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Consumidor deixa a tradição de lado
Por Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
17/03/2008 | 07:03
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Aos poucos a tradição é deixada de lado e o consumidor brasileiro vai se rendendo às novas opções oferecidas pelo mercado automotivo. O crescimento substancial das newcomers, como são chamadas as montadoras que se instalaram no País na década de 1990, é uma prova disso.

PSA Peugeot Citroën, Renault, Honda, Nissan, todas elas apresentaram, no primeiro bimestre do ano, crescimento superior ao das montadoras mais tradicionais do País (Volkswagen, General Motors, Ford e Fiat).

Levantamento da Anfavea, associação que representa os fabricantes de veículos instalados no Brasil, com base nos registros de licenciamento, mostra que no acumulado do ano em comparação com o mesmo período de 2007 a Fiat cresceu 37,1%, a General Motors 45,1%, a Vokswagen 28% e a Ford decresceu 5,7%.

Em contrapartida, a Honda observou aumento nas vendas de 108%, a Nissan de impressionantes 4.141%, a Peugeot Citroën de 51,5% e a Renault de 66,3%.

Houve exceções como a Toyota que teve os licenciamentos reduzidos em 15,9%, mas no geral, o que se vê são as novas empresas vendendo seus produtos num ritmo acima da média.

Segundo o gerente de marketing de produto da Citroën, Alexander Greif, as newcomers, como todo mundo, foram beneficiadas pelo crescimento do mercado e maior facilidade de crédito, porém, a oferta de produtos com atributos tecnológicos e conceituais mais sofisticados foram importantes para tirar o medo que o consumidor tinha do ‘novo’.

“Quando as novas fábricas se instalaram no Brasil, os consumidores estavam unidos pela tradição. Sem contar que todo mundo pensava que o modelo ainda era importado e que seria difícil encontrar peças de reposição. Mas isso acabou e o mercado hoje é movido pela novidade e pela qualidade do pós-venda que é tão bom quanto o das empresas mais tradicionais”, afirmou.



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