D+ Titulo
Sexta é dia de macarrão
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
16/03/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Quando a família se reúne em volta da mesa para almoçar junto, o encontro cheira massa. A tradicional macarronada de domingo pode ser incrementada com frutos do mar para a Sexta-feira Santa e combinar muito bem.

Raul Setti, proprietário do Restaurante Compagnia Marinara, afirma que todos os frutos do mar combinam com massas. “Podemos citar o polvo, a lula, o lagostin, os mexilhões e o vôngoli. O penne, o espaguete e o talharim ficam ótimos”, diz.

Vários tipos de molho são adequados para esses pratos. A sugestão de Setti é preparado com a cabeça do peixe ou com crustáceos, salsão, louro e alho-poró. Lucio Costa, chef do Spedini Trattoria Expressa, sugere camarão, cogumelo e alcaparras para temperar as receitas.

Simples - Quem procura algo mais simples para a data pode optar pelo macarrão à siciliana, sugestão de Arlete Chalela. Faça um refogado com quatro dentes de alho, uma cebola e azeite. Acrescente dois tomates sem pele, duas latas de atum sólido, 50 ml de vinho tinto e uma lata de creme de leite. Junte ao macarrão parafuso cozido e decore com salsinha. “Serve seis pessoas e pode ser preparado bem rapidamente”, diz.

Receitas

Espaguete Assanhado
(Petybon)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Média
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 250 g de espaguete; 6 dentes de alho laminados; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 colheres (sopa) de manteiga; 100 g de polvo pré-cozido e cortado em lâminas; 1 pimentão vermelho picado; 1 pimentão amarelo picado; 25 camarões pré-cozidos e sem casca; 1 colher (chá) de salsinha picada; sal e pimenta-do-reino a gosto; folhas de manjericão.
Modo de preparo: Prepare a massa. Enquanto isso, em uma panela, doure o alho no azeite e na manteiga. Acrescente o polvo e refogue bem. Adicione os pimentões, os camarões e a salsinha. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Escorra bem a massa, misture com um pouco de molho e coloque uma porção no meio do prato. Regue com o restante do molho e sirva decorado com o manjericão.

Penne Colorido
(Petybon)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Média
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 250 g de penne; 150 g de camarões miúdos pré-cozidos; 1 colher (sopa) de azeite de oliva; 1 colher (sopa) de manteiga; 2 dentes de alho laminados; 1/2 cebola cortada em pequenas tiras; 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos; 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos pequenos; 4 tomates do tipo cereja pelados; 2 colheres (sopa) de queijo fundido; 4 colheres (sopa) de azeitonas pretas cortadas em rodelas sem caroço; salsinha picada e sal a gosto.
Modo de preparo: Prepare a massa de penne. Escorra e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite, a manteiga e refogue o alho e a cebola. Vá adicionando, um a um, os demais ingredientes, deixando por último a massa. Sirva decorado com salsinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;