D+ Titulo
A beleza da maturidade
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
09/03/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Entrar na casa dos ‘enta’ não é mais uma preocupação das mulheres. Muito pelo contrário. Agora, a idade tornou-se um motivo de orgulho, por simbolizar experiência de vida, maturidade e beleza. E é isso que elas querem: mostrar que nem mesmo as marcas do tempo podem tirar o brilho do sexo feminino, em todas as fases da vida.

Esta situação é confirmada por recente pesquisa realizada pela Dove, feita em nove países, com 1.450 mulheres, de idade entre 50 e 64 anos. No Brasil, 92% disseram que já é hora de a sociedade mudar a visão sobre essa faixa etária e o envelhecimento.

A psicóloga Maria Teresa Maldonado, que responde pela pesquisa no País, afirma que ficou constatado pelas entrevistas que, ainda hoje, existe muito preconceito em relação à idade.

“As mulheres estão muito bem, muito ativas e vitais, porque desde a juventude vêm desafiando esse tipo de pensamento. Elas não se sentem velhas e querem que este olhar se modifique”, diz a profissional.

Por isso, a maioria das que têm mais de 40 anos não acha ruim quando é questionada sobre a idade. Elas querem mostrar que, mesmo com o acúmulo de primaveras vividas, há como manter a mente e o corpo jovens.

MUDANÇASÉ fato que é inevitável as mudanças que ocorrem no corpo, inclusive à época da menopausa, entre os 48 e 52 anos, por conta dos hormônios. O professor de ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC Rodolfo Strufaldi diz que o primeiro reflexo da faixa etária é o aumento de volumes nos seios e na cintura. “O importante é saber entender o momento que está vivendo, arranjar uma atividade para buscar ser feliz.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;