Cultura & Lazer Titulo Cinema
Nova roupagem para o agente 007
Da AFP
29/05/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


O romance sobre as novas aventuras do agente 007, escrito pelo romancista britânico Sebastian Faulks, chegou quarta-feira às livrarias na Grã-Bretanha, dentro das comemorações do centenário de seu criador, Ian Fleming.

A imprensa britânica considera o lançamento do livro o acontecimento literário do ano. Dezenas de pessoas esperaram durante a madrugada a abertura da livraria Waterstone, em Piccadilly, Centro de Londres, para poder comprar o romance lançado no mesmo dia do centenário de nascimento do ‘pai' de James Bond.

Os herdeiros do escritor, nascido em 28 de maio de 1908, encarregaram o romancista britânico Sebastian Faulks de escrever, à maneira de Fleming, o décimo quinto episódio das aventuras de 007.

A trama permaneceu guardada a sete chaves até seu lançamento, mas a editora já adiantou que se trata de uma volta às origens de James Bond, embora as adaptações cinematográficas tenham se encarregado de evoluir o personagem aos olhos do público.

Até agora, o que havia sido divulgado é que o novo romance, Devil May Care, é ambientado em plena Guerra Fria, em 1967, e leva o agente secreto a Paris, Londres e ao Oriente Médio. "O livro mantém o espírito original e é muito divertido", disse à imprensa Sebastian Faulks, que confessou ter escrito a história em apenas seis semanas. Entre 1952 e 1964, ano de sua morte, Ian Fleming escreveu 14 histórias de James Bond. A última, Octopussy, foi publicada postumamente em 1966.

Ao longo dos anos, sua família pediu a três escritores britânicos - entre eles Kingsley Amis - que assumissem o posto, mas os resultados não foram muito satisfatórios.

As últimas obras publicadas são adaptações escritas dos filmes, que alçaram o espião de sua majestade ao estrelato mundial.

A mais recente produção para o cinema, Quantum of Solace, ainda em processo de montagem, será novamente estrelada pelo ator inglês Daniel Craig e deve estrear na próxima primavera.

O lançamento de Devil May Care faz parte da série de atos comemorativos do centenário de nascimento de Fleming em Londres, que inclui ainda uma exposição de objetos pessoais e manuscritos do escritor no Imperial War Museum de Londres.

Filho de um parlamentar conservador britânico, educado em meio à elite do país, Fleming foi jornalista, corretor da Bolsa de Valores, banqueiro e até playboy.

Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou para o serviço secreto da marinha real inglesa, onde imaginou uma série de operações ambiciosas que o inspiraram depois a criar as histórias vividas por 007.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;