Política Titulo RETORNO
Após 'empurrão', Auricchio volta ao Paço

Prefeito de São Caetano ficou sete dias licenciado

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
17/07/2012 | 00:17
Compartilhar notícia


Depois de dar o empurrão inicial por dez dias na campanha de Regina Maura Zetone (PTB), candidata governista à Prefeitura de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB) voltou ao trabalho ontem no Palácio da Cerâmica. Enquanto esteve ausente, a principal cadeira pública do município poder ficou nas mãos do vice-prefeito Walter Figueira Júnior (PTB).

Apesar de enfrentar semana complicada, com feriado e dias chuvosos, o petebista acredita que conseguiu ajudar a candidatura da ex-assessora. O objetivo é colar a imagem de Regina à da administração bem avaliada.

Em pesquisa divulgada no fim do ano passado, a aprovação do governo atual era de, em média, 80%. Além disso, o município tem posição privilegiada no panorama nacional, como primeira cidade no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

"Pude colaborar nas ruas e também em algumas questões estruturais da campanha, como a inauguração do comitê", observou Auricchio.

O petebista considerou boa a receptividade da população, mas acha que vai melhorar nas próximas semanas, pois considera "tímido" o início de campanha. Além disso, disse que as pessoas já conhecem a candidata.

 

 

COMPARAÇÃO

É a terceira vez que Auricchio sai às ruas pedindo voto ao Executivo - em 2004 saiu candidato pela primeira vez e renovou o mandato em 2008. No entanto, considera a campanha de 2012 diferente. "O prefeito (Luiz Olinto Tortorello, que morreu em 2004) não teve grande presença nas ruas (no pleito de oito anos atrás). Ele estava começando a ficar doente e teve uma série de limitações físicas. Não dá para fazer essa analogia."

Naquele ano, o petebista ganhou por 46,4% contra 32,2% do petista Hamilton Lacerda, melhor resultado do PT na história da cidade.

Em 2008 também apresentou diferenças, segundo o chefe do Executivo. "Campanha de reeleição é meio plebiscitária, não tem essa apresentação de candidatura."

Na ocasião, o prefeito só deixou o Executivo dias antes da votação, alegando que tinha compromisso com a cidade. Foi eleito com 78,14%. Jayme Tortorello (PT) ficou em segundo lugar, com 13,02%, seguido por Horácio Neto (Psol), que obteve 8,84%.

O PTB está na administração de São Caetano há 30 anos. Caso seja eleita, Regina Maura será a primeira mulher a comandar o município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;