Memória Titulo
Os diáconos encontram-se em Santo André: era 1983

A terminologia é clássica na revolução...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/05/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


"A terminologia é clássica na revolução divina para significar o servidor e o seu serviço: diaconéo, servir; diaconia, serviço; diáconos, o servidor".
cf. monsenhor Roberto Mascarenhas Roxo, in "Diaconato Permanente", publicação de maio de 2000.

"Diaconato, renovação da Igreja no Brasil". Este foi o tema da Assembleia Nacional Ordinária da Conferência dos Diáconos Permanentes do Brasil, realizada de 29 a 31 de julho de 1983 na Cidade dos Meninos, em Santo André.

"A Diocese se sente honrada com esse acontecimento, que vai contribuir também para que o povo tome mais conhecimento dessa vocação dos diáconos permanentes, principalmente por ser este um ano vocacional, proclamado pelos bispos na assembleia de Itaici", declarou, à época, dom Cláudio Hummes, ao Diário.

Tudo tinha que ser muito didático, pela quase novidade do diaconato, considerado o primeiro grau na escala do sacramento da ordem, seguindo-lhe o sacerdócio e o bispado. E era preciso explicar que o diácono permanente era aquele casado, que não seria ordenado padre.

Diácono Franco Chippari coordenou o encontro dos diáconos que Santo André sediou em 1983. À época, o Brasil possuía 400 diáconos permanentes.

EM 24 DE MAIO DE...
1698 - Carta régia cria a Ouvidoria Geral em São Paulo.
1883 - Natural de São Bernardo, falece Carlos Mariano Galvão Bueno, afogado no Rio Tietê, quando era estudante da Faculdade de Direito de São Paulo. Seu nome foi dado à rua do bairro da Liberdade.
1958 - Desfeita a fusão do Clube Atlético Ipiranga e Corinthians, de Santo André. 
- Lançada a pedra fundamental da igreja de Nossa Senhora do Rosário e Santa Luzia, em Vila Luzita, Santo André, em terreno doado por Maria do Rosário Pinto, de Santos.
1978 - Alcan, Pirelli e Atlantic concedem reajustes e abono para os grevistas; governo admite o reajuste trimestral; ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, elogia negociações; dom Cláudio Hummes diz que a lei salarial é injusta.

SANTOS DO DIA
Senhora Auxiliadora, Davi I da Escócia, Domiciano, Rogaciano, Vicente de Lerins, Bvs. Manuel Gomes Gonzáles e Adílio Daronch.
O Grande ABC possui uma paróquia dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora. Fica em Capuava e foi criada em 1968 por dom Jorge Marcos de Oliveira. É a paróquia do padre Antonio Moura da Silva, pároco emérito.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 24 de maio de 1983 - Ano 26, Nº 5218
Manchete - Figueiredo (João, presidente da República) manda ao Congresso novo decreto-lei salarial
Cena Política (Paulo Heras) - Remuneração, vale lembrar, não pode ser a maior preocupação do político.
FUTEBOL - Domingo, no Estádio Bruno Daniel: EC Santo André 0, Palmeiras 0, pelo Campeonato Paulista da Divisão Especial.

MUNICÍPIO PAULISTA
Nova Odessa. Criado em 1959, quando se separa de Campinas. O nome origina-se de um decreto de 24-5-1905 que criou o Núcleo colonial Nova Odessa, para localização de imigrantes russos vindos da cidade de Odessa.

HOJE
- Dia do Café
- Dia do Datilógrafo
- Dia da Infantaria
- Dia do Telegrafista
- Dia do Vestibulando
- Dia Nacional do Cigano

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

ISAURO DOMINGUES
(Poá, SP, 1º-5-1930 - São Bernardo 17-5-2013)

Isauro Domingues era o segundo filho de Manoel Antonio Domingues e Rosa da Piedade Domingues, portugueses do Minho. Teve seis irmãos. A família veio para o Brasil quando se iniciou a construção da Via Dutra. Sr. Manoel conseguiu emprego na obra. O filho Isauro acompanhou os passos do pai: com 14 anos já era servente e controlava o horário dos operários.

A construção da Via Anchieta traz a família para São Bernardo. Pai e filhos - Otávio, Joaquim, José e Isauro - são contratados pelo DER para o trabalho de abertura da rodovia. Isauro foi pedreiro, motorista e rádiotelegrafista, profissão exercida por 18 anos.

Ao se casar com Maria Luiza Campanha, Isauro compra um terreno no nascente Jardim Três Marias. Sua família torná-se uma das primeiras do loteamento. Longe do Centro, o bairro não possuía qualquer benfeitoria. Isauro estava sempre na Prefeitura, levando reivindicações. O prefeito Lauro Gomes irritava-se com tantos pedidos.

Certo dia, nervoso, colocou o charuto na boca pelo lado aceso: o prefeito só chamava o munícipe de "Jardim Três Marias".

Isauro formou-se em Direito pela faculdade local e foi promovido ao cargo de procurador do DER. Aposentou-se em 1987 e abriu um escritório de advocacia. As filhas Lucia e Márcia acompanharam a profissão do pai e formaram-se também em Direito. Dr. Isauro jamais recusou dar um atendimento, mesmo que a pessoa que o procurasse não tivesse recursos para remunerá-lo.

Dr. Isauro partiu aos 83 anos. Deixa a mulher e filhas. Está sepultado no Cemitério de Vila Euclides.

SANTO ANDRÉ
Arthur Lombardozzi, 95. Natural de Arceburgo (MG). Dia 21. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.
João Barroso do Amaral Filho, 84. Natural de São João da Boa Vista (SP). Dia 20. Cemitério Curuçá.
Milton Sanchez Y Sanchez, 79. Natural de Ribeirão Preto (SP). Dia 20. Memorial Jardim Santo André.
Apparecido Felisberto de Souza, 78. Natural de Bragança Paulista (SP). Dia 21. Cemitério Curuçá.
Irene Braghetto Dell'Antonia, 77. Natural de São Paulo (SP). Dia 21. Crematório de Vila Alpina.
José Antonio Banharolli, 60. Natural de Santo André. Dia 21. Cemitério Curuçá.
Rosilda Ribeiro de Lima, 50. Natural de Água Branca (AL). Ontem. Cemitério Jardim Botucatu, em Botucatu (SP).

SÃO BERNARDO
Irene de Ameno Oliveira, 76. Natura de Valença (BA). Dia 21, em Santo André. Jardim da Colina.
Wagner Rozanes, 49. Natural de São Bernardo. Dia 13. Cemitério de Vila Euclides.
Waldemar Ribeiro Junior, 48. Natural de São Bernardo. Dia 17. Cemitério de Vila Euclides.

MAUÁ
Antonia Galiati Soares, 82. Natural de Avai (SP). Dia 20, em Santo André. Vale da Paz.
Renato do Nascimento Santos, 29. Natural de Ferraz de Vasconcelos (SP). Dia 21, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES
Manoel Bernardo da Silva, 47. Natural de Arapicaraca (AL). Ontem, em Santo André.Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;