Política Titulo Deputado Estadual
Filiação de Luiz
Fernando ao PT
deve ter Lula

Participação do ex-presidente mostra que eleição do dirigente é prioridade para Luiz Marinho

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
13/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), articula a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ato de filiação do presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira, que oficializará seu retorno ao PT neste mês.

A solenidade ainda não tem data marcada, mas está movimentando o cenário político são-bernardense. “O partido está cuidando disso (filiação) e, quando estiver definido, o Lula será convidado”, disse Marinho.

Morador de São Bernardo há 20 anos, Luiz Fernando foi militante do PT na cidade de Casa Branca (SP) nas décadas de 1980 e 1990. Na cidade, ele atuou como vereador entre 1989 e 1992.

Ao migrar o título de eleitor para o Grande ABC, ele também perdeu a filiação partidária. Por isso terá de se filiar de novo para voltar às urnas ano que vem.

A presença do principal nome do petismo no retorno de Luiz Fernando ao PT demonstra como a vitória do dirigente esportivo é fundamental para os planos políticos do chefe do Executivo.

Cotado para ser candidato à sucessão de Marinho em 2016, o mandatário do Tigre terá sua prova de fogo na disputa por assento na Assembleia Legislativa.

Em São Bernardo ele disputará voto com outros dois representantes petistas na corrida por uma vaga no Parlamento paulista: a deputada estadual Ana da Carmo, que buscará a reeleição, e o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC Teonílio Monteiro da Costa, o Barba.

A garantia de legenda para o mandatário do Tigre mesmo sem filiação no PT tem agitado o ambiente interno do partido. A principal insatisfação se dá porque os oito vereadores petistas da cidade foram orientados a apoiar o projeto eleitoral de Luiz Fernando, embora os parlamentares não declarem isso oficialmente.

A preferência de Marinho pelo amigo também pode comprometer o desejo de candidatura a deputado estadual de integrantes do governo, como o secretário de Relações Internacionais, Tunico Vieira (PMDB), e o sub-prefeito do Rudge Ramos, Ramiro Meves (PEN).

Nos bastidores comenta-se que, com o foco voltado para a candidatura de Luiz Fernando, os aliados de Marinho não terão o apoio que esperam do prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;