Setecidades Titulo Religião
Católicos da região
celebram Dia de
São João Batista

Santo é conhecido por anunciar nascimento de Jesus e também realizar seu batizado

Por Drielly Gaspar
Especial para o Diário
25/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Católicos celebraram ontem o Dia de São João Batista. Missas especiais realizadas nas igrejas que levam o nome do santo em São Bernardo, São Caetano e Mauá ficaram lotadas. São João é conhecido entre os religiosos como aquele que nasceu para anunciar o nascimento de Jesus, a quem também batizou.

Segundo o padre Felipe Cosme Damião Sobrinho, de São Caetano, a tradição de louvar o santo começou com a colonização dos portugueses e segue até hoje. “A Bíblia conta que ele é o primogênito de um casal que não tinha mais idade para ter filhos, mas mesmo assim nasceu e veio para renovar nossas esperanças e fé”, explica. Polêmico, João era conhecido por lutar contra as hipocrisias e injustiças. Para o padre Felipe, a data inspira a todos para que vivam sua vida cristã e passem também a ser profetas de Jesus. “Se eu pudesse comparar São João a uma flor compararia a um girassol porque ele é grande, chama atenção e está sempre voltado para a verdadeira luz. Tem tudo a ver com ele e com o que temos que levar dentro de nós”, acredita a enfermeira Glaucia Cabrino, 45, devota do santo.

As três igrejas da região que levam o nome do santo reservaram o dia para as missas em comemoração a ele. “Por ter caído em um dia útil, o número de pessoas que vêm às missas é menor, mas ao longo do dia, principalmente na hora do almoço, o pessoal deu um jeitinho de passar na igreja e rezar um pouquinho”, observa Glaucia.

Antecipada

As comemorações começaram no domingo. Na paróquia que leva o nome do santo em São Bernardo, no bairro Rudge Ramos, a festa foi marcada com procissão formada por cerca de 1.200 pessoas. Em São Caetano a celebração foi marcada pelo último dia de quermesse na igreja que fica no bairro Santa Paula e foi quando os fiéis puderam partilhar sua fé e as comidas típicas da época.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;