Nacional Titulo
Farc tenta libertar aliados de Beira-Mar, diz jornal
Das Agências
02/04/2001 | 13:38
Compartilhar notícia


A guerrilha colombiana das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) tentou libertar, subornando um funcionário, três brasileiros presos na cidade de Villavicencio (a 110 km de Bogotá). Os presos são acusados de aliar-se ao traficante brasileiro, Luiz Fernando da Costa (Fernandinho Beira-Mar), disse nesta segunda-feira o telejornal "NTC".

Os rebeldes ofereceram ao diretor do presídio de Villavicencio 1,5 bilhão de pesos (US$ 650 mil) para permitir a fuga dos brasileiros Neil Machado, Ronaldo Alcântara de Moraes e outro identificado apenas pelo apelido de "Cafu", mas o funcionário recusou o suborno.

A "NTC" afirmou que Neil Machado é o 'braço direito' de Beira-Mar, Ronaldo Alcântara é o irmão de uma das três namoradas do traficante e que 'Cafu' era seu chefe de segurança.

Como a proposta de suborno foi rejeitada, as Farc _maior guerrilha do país, comprometida em uma negociação de paz com o governo_ ameaçaram dinamitar a prisão para libertar os aliados de Fernandinho Beira-Mar, que foram levados para Bogotá.

A chefia das Farc não se pronunciou de imediato sobre a reportagem da "NTC". De acordo com o Exército colombiano, Fernandinho Beira-Mar se aliou ao comandante guerrilheiro Tomás Molina ("Negro Acácio") para trocar cocaína por armas para as Farc no sudeste da Colômbia, fronteira com o Brasil, onde as tropas lançaram há dois meses a operação antidrogas "Gato preto".

Os militares também afirmam que as Farc recrutaram brasileiros e venezuelanos para fortalecer o Exército rebelde que opera nos departamentos colombianos de Guainía e Vichada.

Recentemente, as autoridades colombianas capturaram o brasileiro Joan Franca Pinheiro, de 20 anos, sob acusações de participar na guerrilha marxista.

A polícia colombiana também prendeu no dia 21 de março passado, em um luxuoso apartamento da zona norte de Bogotá, Elizete da Silva Lira, descrita como a esposa legítima de Fernandinho Beira-Mar e acusada de narcotráfico e contrabando de armas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;