Política Titulo
Cresce o número de candidatos portadores de deficiência
Da Agência Brasil
03/10/2004 | 16:01
Compartilhar notícia


Em entrevista à Rádio Nacional AM, o conselheiro do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência), Waldir Macieira, destacou o número maior de portadores de deficiência candidatos a prefeito e vereador nestas eleições. Nas capitais, o Conade registra uma média de três candidatos portadores de deficiência concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal.

Macieira disse que o Conselho deverá ter à disposição, a partir da semana que vem, o número preciso de candidatos portadores de deficiência nas eleições. O levantamento, segundo o conselheiro Macieira, será usado para requerer das autoridades condições mínimas para o portador de deficiência poder exercer com plenitude a sua cidadania, como melhor acesso a locais públicos.

O conselheiro também reclamou da dificuldade de locomoção enfrentada pelos deficientes. "O portador de deficiência que tem uma carência e que precisa utilizar o transporte público para se locomover até o local de votação está encontrando dificuldades, principalmente, o cadeirante".

Macieira observou que toda a dificuldade de acessibilidade ao transporte público já poderia estar equacionada. "O grande problema que nós ainda nos defrontamos é por falta da regulamentação da lei 10.098, de 2000, que torna obrigatória a adaptação no transporte coletivo e nos locais de uso público, como escolas e prédios públicos, para acessibilidade adequada do portador de deficiência e da pessoa com dificuldade de locomoção".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;