Márcio Bernardes Titulo
Candidato Oficial

Governo Federal e CBF seguem se desentendendo

Especial para o Diário
07/05/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Duas coisas estão claríssimas no futebol brasileiro atual: ninguém consegue mais esconder nem disfarçar a insatisfação recíproca entre governo federal e CBF. As duas partes dão declarações ácidas e venenosas. A segunda coisa é que Brasília não quer a eleição de Marco Polo Del Nero em abril do ano que vem.

Pela amizade com Lula, o candidato deveria ser Andrés Sanchez, que, por sinal, estrutura os apoios e sabe que sem o governo pouco poderá fazer. É que, pelo regulamento da entidade, para alguém apresentar candidatura, há necessidade legal do apoio de oito federações estaduais e cinco clubes da Série A. 

Quatro federações são radicalmente contra a dupla Marin/Del Nero: Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Essas determinações esdrúxulas e protecionistas das regras não são privilégio da CBF. Na Fifa também é assim. No COB é assim e vai por aí adiante. Os donos do poder querem se perpetuar e assim adaptam os estatutos às suas conveniências políticas.

Neste fim de semana, fonte confiável contou-me que nome para suceder José Maria Marin, se este ficar no cargo até o fim do mandato, é o de Leonardo, ex- lateral da Seleção Brasileira e atual cartola do PSG da França. 

Não há dúvida de que, se o governo federal entrar na parada, vai ganhar o seu afilhado, apesar de a CBF ser entidade privada. Os métodos persuasivos dessa gente são os mais indecentes possíveis. Mas esse é o jogo. De um lado ou de outro, quem der mais leva. 

FINAL DO PAULISTÃO 

Final previsível para o Paulistão 2013. Santos e Corinthians tiveram mais competência na decisão dos pênaltis que Mogi Mirim e São Paulo. É pena que esse caolho calendário para o Campeonato Paulista não reservou mais datas para que tivéssemos decisões em dois jogos, além de oitavas, quartas e semifinais. Por isso, fica um gosto estranho para as torcidas das equipes desclassificadas. Seria mais justo e democrático que a competência tivesse sido comprovada em dois jogos de cada fase decisiva. 

Nos últimos cinco anos, Santos e Corinthians decidiram o Paulistão duas vezes; em 2009 venceu o Corinthians, em 2011 ganhou o Santos. Teremos bom tira-teima em 2013.

OUTROS CAMPEÕES

Botafogo ganhou também a Taça Rio. Como havia vencido a Taça Guanabara, acabou campeão carioca. O grupo, liderado por Seedorf, mostrou que pode ressuscitar a mágica da Estrela Solitária no Brasileiro de 2013.

Outro campeão estadual foi o Internacional. O técnico Dunga, que considero competente, ganhou o seu primeiro título dirigindo um clube. Pelo que me contaram, Dunga não é mais o zangado dos tempos que dirigia a Seleção Brasileira. Em breve ele estará dirigindo grande clube paulista e se consagrará de vez nesta nova carreira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;